Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sábado, 20 de junho de 2009

E. Português

Olá!!
Bem, foi ontem o meu 1º Exame da minha vida (estou tão estúpido hoje lol)!
Vou-vos contar como correu e claro está, todos os pormenores!! Eheh
Na véspera à noite, começou-me a dor a barriga! Se calhar foi por comer de mais! ahah As hambúrgueres estavam óptimas, mas acho que comi muito… ehehe Já estava a ficar preocupado – ‘Isto tem de me passar, eu amanha tenho de ir ao Exame! Ai ai… isto tem de me passar, caraças!!’ disse à minha mãe o que se passava, ela dizia que era nervos! Eu então pensei: Ora bem, estou com nervos!! Vou só ler a parte d’Os Lusíadas e vou dar uma revisãozinha na gramática e vou para a cama!
E assim foi, às 22:40 já tava na cama (cedo xD)! Pois… uma coisa é ir para a cama outra coisa é conseguir dormir – estava um calor insuportável!! Mas eu fiz tudo e de tudo para conseguir adormecer: pensava no Exame (mas ainda ficava pior); pensava na Natureza (mas ficava na mesma); ate que pensei no ‘método Mr. Bean’ – contar ovelhas! (LOL) sim, pus-me a imaginar, que tava a ver a saltar ovelhas de uma cerca, quando cheguei ás 80 e tal da ‘1º volta’ perdi-me, mas voltei ao inicio, quando já ia nas 70 e tal, acho que adormeci! Ahahahahah Amigos e amigas – resulta mesmo!! ahahah
Já de manha, não tava muito nervoso. Levantei-me bem e assim – nada de extraordinário. Comi o meu pãozinho de leite e o meu ‘galão’ caseiro eheheh. Sai de casa lá para as 7:40, cheguei á escola lá para as 8:00, só lá tavam duas gajas snobs de outra turma, nem me dirigi a elas, nem elas a mim. E fiquei á espera que alguém chega-se. No meu saquinho levava: 3 canetas (LOL), um lápis e uma lapiseira, uma borracha, uma garrafa de agua, um leque, uns lenços (podia transpirar muito e assim, já tinha com que limpar a cara e assim LOL – sou um gajo prevenido (valho por dois) eheh) e as minhas chaves de casa e claro o meu B.I..
Depois chegou uma ex-colega minha do 4º, 5º e 6º ano, que por acaso ficava na mesma sala que eu, e lá tivemos a falar (nem esperava falar com ela, é uma beca estúpida, mas enfim…. :S). Entretanto chegaram uns colegas meus e assim… fui ter com eles. Eles tavam a rever gramática e a discutir pretéritos e blá blá blá, eu assim:
EU – Amigos, tá um dia tão bonito! Que tal irmos lá para fora (tavamos no refeitório/sala de convívio/sala de aula/ etc!) e falar sobre a não ida do José Eduardo Moniz para o Benfica, sobre as mamas da Lucy Abreu, ate sobre haver ou não ET’s! Mas por favor, calem-se com isso! Já não vale a pena estudar, a não ser para se baralharem mais!
C (aquela que lhe perguntei sobre o dia do choro lol) - É pá tens razão (risos), mas temos aqui uma duvida sobre o pretérito (não sei o que!)… e o F esta aqui a explicar-nos!
EU – F, cala-te pá (LOL)! Vamos cantar musicas do Tony carreira, vamos cantar musicas infantis mas não se baralhem mais!
F – estou aqui a explicar à J. que esta errada….
J – não estou nada! Oh F, mas o pretérito de … (não percebi e nem fiz questão de perceber!) …
Depois, já era umas 8:30 já estavam lá no refeitório, toda a minha turma, eu assim:
EU - C (é outra rapariga lol) vamos dançar a ‘dança do quadrado’??
C – Boa! Quem vem comigo??
EU – Eu vou! (risos)
Mas ninguém estava minimamente disposto para tal – íamos ter Exame!! Mas eu estava mais para descontrair a malta, mas a malta não queria… :(
Fomos para a o pátio, estavam lá as outras 3 turmas do nono ano, e eu assim, para os meus colegas mais próximos ‘cuidado com as carteiras… e também com as canetas… (risos) estes gajos roubam-nos tudo!! Ahahahah (risada entre nós!)
E passado um pouco, já tava a ver os profes a irem muito concentrados para o pavilhão onde íamos ter Exames, levavam um saco (dos Exames) e no caminho iam ler a lista de alunos que iam para as suas salas – começamos também a ir (para grande pena minha, não houve o ‘momento Zen’, acho que ela já tava na sala a resolver o Exame).
Bem, fui para a minha sala – sala 8. Quem lá estava ?! A minha DT com um grande sorriso e a minha professora de Apoio de matemática! Conhecia muito bem aquelas gajas!! Ambas já me (desculpem a asneira) foderam a cabeça!
Lá houve a chamada… sentei-me no pior lugar da sala: num canto, mas longe da janela ou da porta era impossível! Mas não reclamei (acho que nem valia a pena…), começamos a ‘arrumar a mesa’ tirei o meu leque (que foi motivo de chacota, mas eu ‘cagai’ neles), a minha agua, e o B.I. e também o meu conjunto de caneta e lapiseira da mesma marca (foi me oferecida na Câmara Municipal de Lisboa, por ter lá ido fazer o papel de um deputado, já há uns aninhos..). A minha DT, assim que viu a garrafa disse:
-Desculpa, mas não podes beber água durante o Exame.
(eu feito estúpido xD)
- Não?! Porque??
- Porque sem creres podes molhar o Exame e podes não ter tempo para o passar a limpo…
- Mas eu tenho cuidado…
- Mas não podes, ordens da escola.
Lá lhe dei a água, mas também sei que, seria injusto eu beber agua, e os outros todos não… eramos 14 alunos e duas profes.
A de Apoio começou a dar as folhas de rascunho, e foi assim a minha DT ‘ Nunca se dá as folhas de rascunho antes do Exame, recolhe todas!’ A mulher, fodida por tar a levar um grande raspanete, à frente dos alunos, recolheu todas rapidamente… nem reclamou!! Ahahah A minha DT teve bem!! Ahahah A de apoio, sentou-se na secretaria e começou a rubricar e a por a data nas folhas todas (um trabalho secante, que a minha DT deixou para ela! Ahahahahah) A minha DT começou a dar as ‘Instruções Gerais’ e depois leu-as. Depois, já perto das 9h10, começou-se a temer, pois não tocava e já tava na hora!
Triiiimmmmm, a minha DT correu ate aos Exames e lá os entregou, a minha de Apoio, lá deu as folhas de rascunho (ahahahah, cada um tem a cruz que merece!! Ahahahah). Deu-nos o Exame, gostei da capa… é muito…. Oficial! ‘Exame Nacional do Ensino Básico’… ‘Prova Escrita de Linga Portuguesa’.. úúúú ate me deu arrepios LOL
(agora vou fazer uma critica detalhada, a cada pergunta LOL) (já me conhecem ahahahahah) (sabem que sou assim LOOL):
Grupo I – Texto A
O texto é uma merda! Completamente!! O texto é mesmo para interpretar! Era sobre um fotografo francês (Yann Arthus-Bertrand)! Eu quero lá saber que ele defende o planeta!! Odeio o texto e ainda por cima tinha muitos números – o que baralha sempre, numa prova de português!
Pergunta 1 – Sem grande dificuldade.
Pergunta 2 – Simples, mas podia baralhar os mais nervosos.
Pergunta 3 – 5 questões de escolha múltipla, sem dificuldade.
Texto B
O texto é uma bodega! O texto é uma grande treta, chachada e estúpido! Não gostei do texto! Muito estranho…. Talvez melancólico.. não sei – não gostei mesmo!
Pergunta 4 – Fácil
Pergunta 5 – Tava no texto, era só tirar…
Pergunta 6 – Era um questão de interpretar o texto! Quem o leu com atenção, sabia responder a esta questão…
Pergunta 7 – Básica! Ate qualquer pessoa podia responder a esta pergunta – cultura geral…..mas com atenção ao texto.
Pergunta 8 – A mais difícil pergunta de todas, as de interpretação! Dei a volta à questão, acho eu. Era uma pergunta algo complicada, mas também só valia 5 pontos…
Texto C
Ate que enfim: saiu um texto obrigatório do 9ºano! Tava a ver que não!! Os Lusíadas!! Adoro aquilo!! E eu tinha lido a parte de Inês de Castro, quase toda!! E saiu isso!
Fiquei super contente – sabia aquilo tudo!! Só reli o texto e fiz algumas notas nas margens…
Pergunta 9 – Fácil. Os pontos a abordar eram fáceis, nada sobre a constituição da obra quer externa, quer interna, muito fácil! E como aquilo era História, melhor ainda!! Sabia o que tava lá e o que não tava lá!! Ahahah E o melhor, é que fiz um teatro, que incluía a morte de Inês de Castro que fui eu que o escrevi, e por tanto sabia aquilo tudo!! Sem dificuldade.
Grupo II
Pergunta 1 – Comecei por dividir as palavras, e ‘grita-las’ e assim descobrir as palavras agudas. Tive indeciso entre o ‘rei’ e o ‘voo’, qual delas será aguda?! Pus ‘voo’, acho que é.
Pergunta 2 – Fácil! Tinha que se tar atento, para perceber que eram palavras por sufixação, prefixação, etc! Mas tive uma dúvida, lá diz: ‘Escreve o numero do item, a letra do grupo e as palavras correspondentes.’ Aqui tive uma dúvida: mal qual item?! Não há aqui item nenhum!! Sou mesmo bom, descobri um erro no Exame Nacional!! Ahahahahah! Chamei a minha DT, fiz-lhe a questão, ela não sabia! Veio a de Apoio, e também não sabia. Chamou-se a ‘chefe dos Directores de Turma’ que é a responsável pelo ‘Secretariado de Exame’ e adivinhem… também não sabia!! Ahahahah Achou-se estranho!! Ela foi logo à Secretaria, porque aquilo de facto não se percebia!! Aquilo já tava a fazer com que eu perdessem 15 minutos do Exame! Lá voltou ela e disse: ‘tavas a dizer bem. O item a que se refere é o 2.’ Ahahahahahahahah, uma coisa tão simples, era só uma questão de …. Português!! Ahahahah É que as mulheres que ali estavam não eram burras – a minha DT é professora de química de 12 ºano, a de Apoio da aulas na Universidade, no secundário e no básico, e a do Secretariado de Exames, já pertenceu à Direcção de uma das mais importantes secundarias de Lisboa!! Ahahahah e nenhuma delas percebeu!! Ahahahah é que a duvida também tava na 3, que diz a mesma coisa! Mas não era assim muito complicado….
Pergunta 3 – fácil, acho eu. O problema de alguns colegas meus é que complicaram… :S
Pergunta 4 – devo ter errada, odeio gramática!
Pergunta 5 – acho que tenho certo, mas não tenho a certeza… lol
Grupo III
Composição: só tive 15 minutos para faze-la! Comecei a faze-la eram 10:55! Já em tolerância!! Mas acho que correu bem, não tive tempo para fazer rascunho, fiz directamente na folha de respostas, deu-me 2 paginas!! Ahahaha, mas também eram as paginas 1 e 2, que não têm muitas linhas… e pronto, acabei! lol
Curiosidades: utilizei 6 paginas (duas folhas), as 1ªs 4 foram para a interpretação e para a gramática, as 2 ultimas paginas (na outra folha), foram para a composição. A certo momento, um colega meu, deixou cair a folha de rascunho e ai aconteceu o ‘milagre de multiplicação’ (ahahahah), apareceram duas folhas! A minha DT foi lá para a apanhar, mas era, para as apanhar! Ela olhou para a minha de Apoio e disse ‘Duas folhas?’ ela ‘Não sei… não sei com isso aconteceu…’ a minha DT nem resposta deu… ahahah.
Fiz o Exame todo na Prova e depois passeio para a folha de respostas. Ex: escrevia a resposta no enunciado, passava para a folha, e assim sucessivamente! Os meus colegas ‘gozaram’ comigo por usar leque, mas nem me importei – tava um calor enorme!
Na parte de identificação, escrevi na parte da Escola ‘Escola (….) de Língua Portuguesa’. LOL, risquei a corrigi em cima. Tenho os exames rubricados por ambas as professoras. Fui o ultimo a sair da sala, nos últimos minutos,, a minha caneta falhava muito! Tava a ficar já aflito!! No decorrer do Exame, um telemóvel tocou era (da tal ex-colega) ela não se acusou, ficou calada. Passado um bom bocado, lá para as 10: 40, o meu vibrou, mas acho que elas não ouviram… LOL (porque os telemóveis não estavam connosco) De vez em quando, apareciam lá na sala, umas ‘aves de rapina’ (eram professoras) a ver se tudo corria bem. De vez em quando, olhava para a minha DT, e tava sempre a ‘abrir a boca’ ahahah ela tinha soninho… ahahah
Depois, fomos ter ao refeitório, onde trocamos alguns comentários relativos ao Exame, mas não muitos, pois o meu pai ia-me lá buscar (quem me tava a telefonar durante o Exame era ele, pois eu devia ter saído às 10h40 e só sai às 11h10). E, à porta da casa de banho das profes, encontrei a de Apoio, e eu tava a acompanhado com o meu colega D. e ela lá perguntou como correu e eu lá disse, que os textos eram uma treta e ela riu-se. E mais comentários, menos comentários, ate que, apareceu a minha DT, com a mão na barriga a dizer, ‘colicença , deixem-me passar’ (LOL acho que a de Ápio pôs laxante na agua dela ahahahah) mas de resto… tudo bem. Foi engraçado ver, montes de putos à porta da escola para entrarem (era o ultimo dia de aulas). Depois, lá chegou o meu pai com uma colega do trabalho e lá fui.
(Que morreu não foi o cantor, mas sim o mastro… lol, informaram-me mal :S )
E pronto, não vou dizer mais nada, pois acho que o texto esta excessivamente grande (já vou na 4ªpagina do Word lol)!

Beijinhos e portem-se mal!! ;)

1 comentário:

  1. Essa justificação de não poder beber água durante o exame não me convençou. Acho rídiculo não deixarem beber água mas... mesmo a cede, espero que as coisas tenham corrido bem
    E agora?! Já estas de férias? Já acabaram os exames todos? E o part-time que procuravas, já encontras-te?!
    Um abraço e fica bem...

    ResponderEliminar