Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

domingo, 21 de dezembro de 2014

MNAA, Ribeira e Honorato

Olá!

Ça Va? Estou óptimo e maravilhoso! Tanta coisa boa para vos contar!!!! Hmmmm!! =)

Faz hoje duas semanas que fui com a minha mãe ao belíssimo MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga. Este é, provavelmente, o melhor museu que existe em Portugal. Tem peças magnificas de todo o género e, visto que a minha mãe nunca tinha lá ido e, visto que o 1º domingo de cada mês não se paga em qualquer museu nacional... lá fomos!

O que havia na 24 de Julho? Uma corrida e nós lá fomos a acompanha-los, entenda-se, moralmente! Para entrar no Museu, resolvemos ir por cima, pela rua onde fica o Instituto Português de Conservação e Restauro pois, logo ali, haveria uma entrada. Porém, aquela entrada era para ver a exposição temporária que teria custos. Para ver o museu propriamente dito, teria que se entrar pela entrada principal. Ok, lá fomos. Entramos, deram-nos os bilhetes gratuitos, fomos dar a guardar os nossos casacos e começamos a viagem pelo ex-convento.

Começamos por aquilo que, provavelmente, teria menos interesse - porcelanas. "Qual será a piada de ver pratos???" pensei mas, depois de começar, adorei. Perdemos cerca de 40/60 minutos a ver as porcelanas... de facto, lindo ver o que se usava nas épocas passadas!! Lindo.

Infelizmente não se poderia ver o mobiliário, contudo, vimos o resto. Tenho de frisar a Custódia que a Rainha D. Leonor mandou fazer que, dentro desta, há um cilindro de vidro com, o que se diz ser, um espinho da coroa de espinhos de Cristo... Infelizmente, este dado não consta na dita custódia, mas expliquei à minha mãe xD Todas as peças de ouro são magnificas! Por lá também havia um casalito gay em que um deles andava lá a ver como deve ser e, o outro, com uma vontade de fugir dali - o amor é tão bonito! ahahah

Fomos também ver os Painéis de São Vicente de Fora e fiz-lhe uma breve explicação do que, as más línguas dizem, ser o retrato de Salazar. Fomos também ver as salas da Arte Europeia. Quadros lindos!!... Quando estávamos a sair, ao levantar os casacos, perguntei se era possível ir ver a capela que existe no Museu, ao qual a funcionária muito repugnante nos respondeu que não. Por favor, há tanta gente desempregada!!.... Mas vão ao Museu, quem não conhece, não sabe o que anda a perder!!!........... Em quem conseguir ir ver a capela, compensa. Eu já a tinha visto antes e é linda!

Já que ali estávamos, tínhamos a ideia em ir almoçar ao Mercado da Ribeira. Ao ir para lá, fomos pelo caminho de baixo, tal como faz o comboio. No entanto reparamos num bar que, estava aberto e... aquilo parecia ser tudo menos um bar "normal" ou então, eu não estou nada habituado... aquilo parecia que estavam a vender droga aos carros que lá paravam à porta... Ficamos espantados por aquilo acontecer à luz do dia, enfim! Chegamos ao Mercado e, quando lá chegamos, aquilo estava invadido por "pessoas de bem". Credo! Tanto tio e tias! Parece que a Herdade da Comporta estava toda ali a fazer uma encontro de boas famílias! Fomos ver onde nos apetecia comer e, para além de não ser propriamente barato, estava cheio!!! Nunca tinha lá ido mas, não sei se hei-de voltar.... que confusão que lá havia!

Resolvi então levar a minha mãe ao Honorato da Expo, onde já tinha ido (e podem ler o texto aqui ). Imaginem, também estava repleto de famílias em que os pais tinham 40 e tal anos e os filhos eram pequeno e irrequietos, com aquela vontade, sabem, de lhes dar uma valente chapada para estarem quietos! Grrrrr Ficamos à espera de mesa mais de meia hora, durante esse tempo estávamos ao pé do bar. OMG os empregados são lindíssimos! O Barman, apesar de ter barba de 4 semanas, era lindíssimo!!... E os outros? Têm aspecto de terem todos vinte e poucos anos, mas são tão giros!!!! Só nos conseguimos almoçar às 3 e tal da tarde mas, compensou. Desta vez experimentamos o X-Egg e é o suficiente!! Gostei de comer lá, mais uma vez!

Ahh é verdade! Hoje começa o Inverno, Sir Elton John volta a casar-se com a mesma pessoa passados 9 anos e faz 75 anos o Carlos do Carmo!


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

2 comentários:

  1. É de facto o melhor museu Português. já lá fui várias vezes. E o jardim ? viste? depois da visita nada como tomar um cafe no jardim. Feliz Natal!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!!

      Não sei se é o melhor mas, sem dúvida, é dos melhores! =)
      Já ouvi maravilhas desse tal jardim e também já o vi na televisão mas, nunca andei por lá. Também falam maravilhosamente bem do restaurante do Museu!!

      Feliz Natal!


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar