Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sábado, 6 de junho de 2015

Blogayesfera, hoje.

Boa noite!

Quem diria que já escrevo na Blogaysfera há mais de 6 anos! Eu mesmo não teria noção que este meu cantinho durasse tanto tempo e, haverá nos próximos dias, um texto super positivo de balanço deste tempo todo. Mas hoje, apetece-me fazer um balanço negativo de tudo isto que anda por cá.

Costumo ver, às vezes, durante a tarde, o programa "Há tarde", na RTP1, com o Herman José. Uma vez já tinha-o ouvido dizer uma coisa que concordava e outro dia, voltou a dizê-lo e é completamente aplicável neste mundo blogueiro.

Estavam a falar do devido valor de Fátima Campos Ferreira (e que ainda não foi devidamente reconhecida pelos seus pares), e sobre as invejas que existem. O Herman então disse:

E o sentimento da inveja é fortíssimo! E todos os dias há uma pessoa nova que olha para nós e diz: "Porque é que ela está ali? Mas... Outra vez? Mas ainda? Então e nós? Quando é que....". Esse é um drama dos países pequenos, mas também um drama muito dos países do sul e do Sol. As pessoas gostam muito de ocupar o espaço que acabaram de queimar. É uma coisa muito, infelizmente, muito nossa. Nos países nórdicos é diferente: vamos trabalhar este jardim comum a estas casas todas. Nós não. Nós é "deixa-me cá levantar os muros, fazer o meu jardim e deitar o lixo lá para fora." E acontece também profissionalmente. [então Fátima Campos Ferreira disse] E, ainda para mais nesta profissão, que deve interligar os mais novos com os mais velhos.

(Poderão verificar tais palavras aqui após o min 28:40)

Esta é a minha ideologia perante a blogayesfera. Mas não de hoje. Já penso assim há anos. Lembro-me, e ainda tenho, blogues de grande referência. Infelizmente, já se encontram abandonados há vários anos. Esses blogues foram, durante muito tempo, pilares essenciais no panorama gay nacional e forte influência na chamada, grande Lisboa.

Eu, aquando da criação deste meu cantinho, lembro-me perfeitamente do gosto, orgulho, honra, respeito e prazer, quando lia um novo texto dos meus ídolos blogueiros. E, há época, os novos blogues eram aceites de uma maneira fantástica e, entusiasta! Hoje, os valores alteraram-se.

O grosso dos blogues que têm surgido, são ocos. Não trazem nada de novo e, ainda para mais, julgam-se na exacta medida daquilo que ambicionam algum dia vir a ser. Mas esquecem-se do essencial - qualidade.

Várias pessoas disseram para não escrever este texto mas... não consigo - é mais forte do que eu. Não consigo calar-me perante a negligência histórica de vários autores de blogues. Não consigo ficar quieto quando se julgam na plenitude das suas faculdades intelectuais, para chamarem nomes a outros autores de blogues. É calunioso. É repugnante. Pior, é feio. Bem sei que, hoje em dia, os valores estão opostos - o que é certo é fazer errado; mas, o que pensam que ganham com isso? Visibilidade? Muitos confundem visibilidade com visitantes, é pena.

A forma mais difícil de comunicar é através da escrita. O vídeo é algo imediato, o facebook também... mas o texto corrido não é assim - é por isso que pegamos num livro e desistimos à 5ª página e há outros que nos agarram até ao fim. Eu tenho um blogue de escrita. Não um blogue em estilo facebook ou estilo asqueroso. O que aqui é escrito vem de mim e vai directamente para cada leitor. É escrito de peito aberto, com sinceridade e... revela a minha essência. Podem não conhecer a minha cara, mas conhecem o meu coração.

Triste dos ignorantes que nada sabem e nem querem saber.

Há tempos, conheci um blogueiro desta praça e falávamos sobre "isto de ter um blogue", ao qual ele dizia que escrevia aquilo que os leitores queriam ler. Que tomava posições públicas mediante as opiniões da maioria dos seus leitores... mesmo que ele fosse contra. Tinha uma forma de escrita que não gostava, mas isso trazia-lhe comentários e outras coisas mais. Como devem imaginar, não irei revelar o nome da pessoa, mas certamente que imaginarão a minha cara. Tivemos uma discussão sobre o que é ou deixa de ser a blogayesfera e chegamos a uma conclusão - estávamos em desacordo. Não consigo compreender alguém que escreva sobre guilhotina dos seus leitores... Isso não são leitores, são carrascos!

Sei que as pessoas sabem separar o verdadeiro do esforçado. Sei que sabem distinguir a realidade da conveniência. Sei que sabem, quando chegar a hora de escolher entre o certo e o fácil, irão optar de acordo com o seu coração. Mas, custa-me saber algumas coisas que se passam "por aí". Custa-me muito.

A blogayesfera portuguesa é muito pequena e é fácil criar um bom ambiente inter-plantaformas mas, parece que não existe essa receptividade. É pena pois, todos unidos, aprendendo uns com os outros, poderíamos dar uma real voz ao panorama Bloguístico nacional. Eu sempre estive e estarei disponível a isso. Ter um blogue, é muito mais do que "dizer umas coisas"... nós, como dizem na TVI, fazemos opinião e acho que há muito boa gente que não tem noção daquilo que é.


Deixem de ser escravos de vocês próprios. Convosco, Grace Jones.




Beijinhos e portem-se mal!! ;)

8 comentários:

  1. A selva que está a florescer à nossa volta foi criada por alguém... Algo para meditar o que andamos a fazer durante estes últimos anos, onde varias gerações estão revoltados uns com os outros. De quem é culpa de tudo isto? Só um burro não vê, mas apesar disso ainda prefiro os últimos que vivem no seu mundinho porque os outros animais são umas bestas quadradas, egoístas, incompetentes, invejosos. A sua nulidade faz deles os construtores de uma sociedade desprezada de valores éticos.
    Mais considerandos? Apetece-me mandar essa gente à merda...[ ignora-los ] mas temos que conviver com gente fútil sem profissionalismo. Chegará um dia que acordemos todos para a realidade em que nos mergulharam.
    Parabéns pelo teu blogue

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!
      Tudo bem contigo?

      Obrigadíssimo pelo teu comentário longo e límpido de verdade.
      Todavia prefiro, em vez de os mandar para o sítio que deveriam estar, mostrar-lhes alguma luz de razão. Mas, só é iluminado por ela quem quer.


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  2. Bom, texto incisivo e cheio de verdade. Eu próprio escrevia em outro espaço e fechei-o porque me cansei daquilo que ele se tinha tornado. A blogo mudou muito e de facto concordo com tudo o que disseste. Tenho pena que as pessoas adiram a poucas causas, se mostrem tão "castas" que para marcar um simples encontro de blogues é um verdadeiro castigo. Não compreendo qual a necessidade das pessoas se "esconderem" tanto atrás dum monitor. é verdade que tem a sua graça mantermos o mistério, mas creio que se houvesse maior interesse e união entre as pessoas, as coisas estavam bem melhores. Mas hoje em dia parece que a política de "visita o meu que eu visto o teu" é o que impera. E assim, blogs de boa qualidade acabam por ficar esquecidos/ignorados. Uma verdadeira miséria.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Mikel Shiraha!

      Sou a favor de "chamar os bois pelos nomes" e este é um caso nítido.
      Concordo a 100% com o teu comentário. Quando te referes à política de "visita o meu que eu visto o teu" é isso que, de facto, impera - quem não o faz é automaticamente posto de lado, criando assim um guetto e, quem fica fora dele, é, tal como dizes (e bem), esquecido e ignorado. Todavia, quem faz a blogayesfera somos todos nós e está nas nossas mãos alterar as coisas.


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  3. Não concordo na totalidade contigo. Ou pelo menos não tenho essa percepção. Um dos primeiros comentários que me fizeram no meu blogue foi "mais um blogue de merd*" e contrariamente ao que pretendiam, deram-me força para continuar. O Namoro com um Pop Star já o meu segundo blogue. O primeiro, apaguei-o por causa do meu namorado (uma estupidez eu sei) e este surgiu como uma necessidade de querer partilhar coisas. Apenas coisas na sua maioria para mim. Porque para mim um blogue é isso mesmo... é pessoal. É meu. É para eu reler e perceber se cresci ou não. É claro que torná-lo público ficamos expostos a opiniões, dúvidas e críticas, mas desde que te ajudem a evoluir como humano e te permitam construir uma melhor pessoa parece-me que é um exercício ganhador.

    De facto é fácil dizer mal, até porque o anonimato permite ter coragem (que não se tem ao vivo), mas ainda assim da minha parte faço um balanço muito positivo.

    Da minha parte, quando nasce um blogue ligado ao público LGBT e que eu tenha conhecimento, publicito porque não me custa nada e acredito sempre que "faz aos outros aquilo que gostarias que te fizessem", mesmo que não recebas nada em troca.

    Abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas N a m o r a d o!

      Oh, mas as estupidezes que fazemos fazem parte da nossa vida, ajudam-nos a crescer. =) Claro que um blogue serve para, de vez em quando, possamos olhar para trás e vermos a nossa evolução e, isso, é fantástico - tal como dizes "é um exercício ganhador"!

      Não se trata de receber algo em troca - aliás, está muito longe disso. Trata-se de qualidade e não de quantidade. Eu, quando actualizo "A minha lista de blogues", faço-o de forma responsável e sem qualquer interesse - não sei e nem quero saber se o autor "me segue" - eu, é que recomendo aquele blogue aos meus leitores. Porque recomendo? Porque é um bom blogue e, isso, raramente tem surgido, infelizmente.


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  4. A blogaysfera gay não é tão diferente da blogosfera normal - da qual já fazia parte desde 2008 - e há-de sempre haver uma discrepancia entre os blogs mais antigos e os mais recentes. E como tudo quando se populariza em certa percentagem, é normal que apareçam muitos que querem entrar no comboio e fazer mais um, mas do ter ao manter vão muitos passos. Sendo eu o exilado da blogaysfera por morar na ponta do país, ao contrário de vocês, que moram quase todos em Lisboa ou no Porto não me pronuncio sobre jantares ou encontros porque sejamos honestos não me convém.
    Os blogs são como as pessoas que os escrevem, porque são as proprias pessoas a escrevê-lo. Se a pessoa não tem nada na cabeça, o blog não vai ter interesse. cabe a cada um atribuir a importancia de cada espaço que visita ou não, porque no fim de contas a vida funciona como os óscares, muitas vezes os nossos filmes favoritos nem sequer são nomeados.
    Fica bem ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel R!

      Que óptimo foi ler um comentário tão bom quanto o teu. Subscrevo cada uma das tuas palavras. Eis alguns pontos de especial interesse: manter um blogue não é fácil e, se ainda para mais, temos uma "linha editorial" marcadamente pessoal... e lá está, de facto, a vida é como os óscares "muitas vezes os nossos filmes favoritos nem sequer são nomeados"! Tens toda a razão! =)
      É impressão minha, ou é o teu primeiro comentário? Escreve por cá mais vezes! OK?? XD


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar