É fantástico ver a Eurovisão. Fantástico por muitas razões, entre as quais, o factor surpresa! Até quase ao último momento, havia um quase-empate entre a mãe-Rússia (que foi muito assobiada e também aplaudida, quando lhe eram atribuídos poucos pontos) e a terra dos Abba!
A Eurovisão remota-me sempre para a minha infância, onde vibrava também a ver os "Jogos Sem Fronteiras", apresentado pelo Eládio Clímaco! Gosto desses concursos onde sonhava e sonho que Portugal poderá ganhar alguma coisa e, onde este pequeno país, receberá um evento grandioso e reconhecimento a nível mundial pela nossa arte... e não pelo futebol. A Eurovisão é uma questão política mas, ingenuamente, os meus olhos brilham quando oiço "Bom dia Austrália e, boa noite, Europa!" [isto num tom eurovisivo]!
Eu sou assim e gosto de mim como sou.
Não vamos perder mais tempo! Eis o meu "Relatório Opinativo" sobre a Eurovisão que, este ano, comemora 60 anos de existência! Vejam o relatório sobre a 1ª Semi-Final e sobre a 2ª Semi-Final!
Eis os meus apontamentos, acrescentando os pontos que Portugal atribuiu.
Ao clicarem em cada país, serão reencaminhados para a actuação que fizeram nesta grande Final.
01 Eslovénia - Opinião aqui.
02 França - Canta bem e transmite emoção. Óptimo cenário de fundo. França continua a ser magnifique!
03 Israel - Opinião aqui. 7 Pontos 'tugas.
04 Estónia - Opinião aqui. 1 Ponto 'tuga.
05 Reino Unido - Não é surpreendente... o videoclipe está muito melhor. Desilusão!
06 Arménia - Opinião aqui.
07 Lituânia - Opinião aqui.
08 Sérvia - Opinião aqui.
09 Noruega - Opinião aqui. 6 Pontos 'tugas.
10 Suécia - Opinião aqui. Foi a Suécia que ganhou esta edição de Eurovisão! 8 Pontos 'tugas.
11 Chipre - Opinião aqui.
12 Austrália - Receita actual, resultado actual - o ritmo fica no ouvido, mas é algo já bastante batido. Next!
13 Bélgica - Opinião aqui. 5 Pontos 'tugas.
14 Áustria - O país anfitrião, não surpreende com a balada que apresentou. A melodia não me era estranha, hmm! O homem incendiou o piano, jásus!
15 Grécia - Opinião aqui.
16 Montenegro - Opinião aqui.
17 Alemanha - O vencedor alemão, cedeu-lhe o lugar, pouco habitual, não?! A gaja é gira, imagens lindas. Música fica no ouvido. Gostei!
18 Polónia - Opinião aqui.
19 Letónia - Opinião aqui. 2 Pontos 'tugas.
20 Roménia - Opinião aqui. 4 Pontos 'tugas.
21 Espanha - Fantástica actuação! Mulher linda, cenários lindos... o bailarino (Giuseppe Di Bella) que a levanta tem um peito estrondoso! OMG que homem que me levaria aos céus! 3 Pontos 'tugas.
22 Hungria - Opinião aqui.
23 Geórgia - Opinião aqui.
24 Azerbaijão - Opinião aqui.
25 Rússia - Opinião aqui. 10 Pontos 'tugas.
26 Albânia - Opinião aqui.
27 Itália - Música eurovisiva! Os três italianos cantam bem e fica no ouvido. Mais uma vez, o cenário leva-nos para dentro da história da canção. Gostei! 12 Pontos 'tugas.
A Conchita começou com um vestido azul e as apresentadoras com vestidos brancos, mais tarde, mudaram de cores. Votaram 40 países e houve, por 3 vezes, falhas nas comunicações, o que não deu para a atribuição de pontos... Aconteceu com Portugal, Estónia e Georgia, no qual depois deram os pontos no fim. Sabe-se que a culpa (no caso português) não foi da RTP mas sim de Viena d'Áustria.
Tal como tinha dito anteriormente, a última vez que houve uma orquestra numa Eurovisão foi em 1999 e, quando tocaram (depois de todas as actuações) foi fantástica.... ritmos de todo o género e que me deixaram sem palavras.
A equipa deste ano contou com mais de 800 elementos e mais de 800 voluntários. Havia cerca de 1600 jornalistas, representando mais de 80 países. Cerca de 2 biliões de pessoas acompanham em directo a final da Eurovisão e, pela primeira, é transmitida na China! Curiosidades... a Alemanha já concorreu 58 vezes, a Irlanda ganhou 7 vezes e, 12 das vencedoras vestiam mini-saia.... =)
Parabéns Suécia! Eis o quadro final de classificações!
Beijinhos e portem-se mal!! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário