Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Exames Nacionais 2015

Olááááá!!

No ano passado quis entrar na faculdade mas, já não fui a tempo de pedir a senha de acesso ao ensino superior e, este ano, não me escapava!

Contudo, devido a uma nova lei do actual governo, os exames nacionais têm a validade de 2 anos e, ora, eu fiz os meus exames há 3 anos logo, para concorrer através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, teria que repetir as Provas de Ingresso e, neste caso, Exames que já tinha feito! Imaginem, sair da escola e, depois, ter que fazer Exames como se fosse aluno... para dificultar as coisas, a matéria era dos 3 anos!!!

Para Provas de Ingresso, resolvi fazer a Português (que dá para todos os cursos) e a História. Fiz também de Filosofia para experimentar, visto que não fiz "no meu tempo" e sempre podia ter uma agradável surpresa...

Assim, o que saiu nos Exames?

1ª Fase

Filosofia 15/06 - Saiu matéria de 10º e 11º ano, com particular interesse no tema das falácias e raciocínio lógico que, no meu caso, é preferível a aristotélica, tal como a experiência estética, em vez da religiosa. Saiu Hume, Rawls, Kuhn e Descartes.

Português 17/06 - Saiu Memorial do Convento (Scarlatti, Baltasar e Blimunda) e Sophia de Mello Breyner Andersen - como devem lembrar-se, montes de gente reclamou do poema de Sophia, por ser subjectivo... Na gramática saiu como texto-base uma crónica do Expresso e, a Composição, era sobre os estímulos sensoriais que têm as campanhas publicitárias (para aqui introduzi a temática do "carpe diem" e do "fatum").

História 19/06 - Matéria de 11ºano - Concílio de Trento. Doutrina Marxista. Saiu também emancipação feminina . O processo de descolonização e guerra colonial a par da participação de Portugal em operações internacionais entre 1992 e 2008.


2ª Fase

Português 17/07 - Temática do Sebastianismo, com 2 textos: um poema de Fernando Pessoa (As Ilhas Afortunadas) e excerto do Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. O texto a ser analisado gramaticalmente foi uma crónica do Expresso, sobre o filme Os Maias de João Botelho. Composição era para eu defender, um ponto de vista pessoal, sobre a importância dos ideais para os jovens, na actualidade - abordei paralelamente a linha da "realidade de bandeja"/reconhecimento pelos pares e/ou sua aceitação (falta de auto-estima, etc) e o extremar de convicções (declínio do socialismo; aumento dos partidos radicais; união económica e não politica, com o ex do muro na Hungria).

História 20/07 - De 11ºano saiu o experimentalismo e a ciência/arte e ainda as Festividades à chegada da rainha D. Mariana de Áustria, recém-casada com D. João V, descritas por um contemporâneo - leiam, recomendo a todos - é um texto de 31 linhas e é uma delícia de luxo e de pobreza de espírito da época!!!! De 12ºano, Saiu as Camisas Negras de Mussolini & pintura futurista; saiu também a questão do crescimento económico da República Popular da China.

Filosofia 21/07 - Parecia-me igual ao da 1ª Fase... Rawls, Mill, Hume, Kuhn (estes dois achei-os mais fáceis lol), classificação de falácias, lógica aristotélica... bahhhhhhh!

Resultados:






















Andei, desde aproximadamente Abril, a estudar para os Exames Nacionais de Junho e Julho.... Resolvi fazer um total de 6 Exames e, cada para Exame utilizei 2 horas e meia para a sua realização. Assim, tive 15 horas a fazer Exames, em pleno calor e, sem água ao lado - o actual governo também proibiu garrafas de água, mesmo não tendo o rótulo!!!! -,-

Sei que as notas não foram um espectáculo mas... foi o que deu! =/ Hoje fui fazer a matricula... hm!! Tem que se dizer a verdade, havia rapazes giros e os pais deles... também!! Ahahahah Oh deus - que bicipes e peitorais!!!! Obrigado meu deus, obrigado pelas vistas que me deste hoje!!! =D

Só espero que, nas Provas Orais não tenha que falar em inglês, se não, esta será a minha figura!!!!




Beijinhos e portem-se mal!! ;)

5 comentários:

  1. Parabéns!
    Desculpa a indiscrição, mas em que curso entraste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís!

      Antes de mais, obrigado pelo teu comentário!!
      Uiiii, essa é daquelas perguntas para os 100 mil Euros! XD
      Ohh, obrigado pela congratulação!... =)


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  2. Para teres feito provas dessas deves entrar em jornalismo ou assim! ;)

    Beijinhos :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mikel Shiraha!

      Hm, vou considerar isso como um elogio, ok? Ahahah!


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
    2. Awww que bom, obrigado! ^^

      Beijinhos :3

      Eliminar