Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Marchas Populares 2018

Olá, boa noite!

Admito, sou um fã, há muitos anos, das Marchas Populares! Cheguei a dizer-vos que participei numa? Bom, essa história fica para mais tarde mas, o que é certo, é que é apaixonante toda a energia que surge na cidade na noite de Santo António! As pessoas ficam mais felizes, e têm orgulho dos seus bairros, da sua Marcha, querendo assim ganhar às demais! É uma competição fervorosa!!! xD

Farei este texto, há semelhança do método da Eurovisão: opinar, cada actuação, em todas as variantes desta. Este ano, os apresentadores, foram a Tânia Ribas de Oliveira e, o José Carlos Malato. Em praticamente todas marchas, havia mulheres feias, mulheres gordas, homens "toxicodependentes", mulheres a fazer de homens e, ainda, crianças/pré-adolescentes a marchar pelo seu próprio bairro - existe, assim, um problema com a quantidade de homens nas marchas! Este ano, a homenagem é a "Vasco Santana com a sua alma" o que, verificarão, tal nem sempre aconteceu....

Há 3 marchas que merecem uma especial atenção. Cada um delas é fantástica em cada categoria:
Para mim, a Marcha mais gay foi... da Bela Flor – Campolide!
A Marcha mais bem conseguida foi, sem dúvida... Madragoa!
Aquela que mais me conquistou e, assim, ganhou as Marchas Populares 2018 foi... o Castelo!
Marcha do Castelo
Ao clicarem em cada Marcha, serão reencaminhados para a actuação que fizeram na Av da Liberdade! A ordem que surgem neste texto, é igual ao alinhamento do evento. Divirtam-se!!!

Antes de começar o desfile (da Marcha convidada, da Vila da Lousã), os apresentadores falaram com os anfitriões: o Fernando Medina (Presidente da CML) e o Gonçalo Reis (Presidente da RTP).

MARCHA CONVIDADA “Marcha da Vila da Lousã”

Roupas muito cuidadas e, gosto muito do pormenor do colar em estilo de homenagem a Viana do Castelo, com a filigrana em ouro. Todavia, a roupita dos homens não condizia com a das mulheres... E mais: havia um marchante homem, para cada duas marchantes mulheres ooooora, havia o dobro de mulheres na Marcha! Achei piada, principalmente pelo esforço de virem de tão longe! A coreografia não foi nada má! Vá, agora só têm tendência a melhorar! =D

MARCHA INFANTIL “A Voz do Operário”
Madrinha: Débora Monteiro
Padrinho: Rui Melo

Esta Marcha faz 30 anos de existência e, é uma homenagem às marchas de Lisboa. Os figurinos das crianças, representam todas as marchas em concurso, pois as suas roupas são iguais às dos adultos (em devida proporção...) e, este facto, torna a marcha muito mais fofinha!!! =D Contudo, devido aos beijinhos de sempre do nosso Marcelo, a coreografia parou, mas sempre a marcar passo isto fez com que as crianças já cansadas, ficassem piores. Vendo até ao fim, dei-me conta de crianças a tropeçar e a chorar. Organizar tantas crianças, e o stress destas, não é fácil - é um ano de cada vez! =)

Agora, a Tânia,  fala com o Marcelo, e ele diz "estou a adorar, estou a adorar"... E ele não gosta de uma boa festa? Selfies? Beijar meio mundo? Ele devia ir para o Guinness....

MARCHA DOS MERCADOS
Madrinha: Maya
Padrinho: Sérgio Rossi

Maya já não desfilava há 6 anos. As marchantes, estavam com um vestido vermelho e... prateado ou dourado (não consigo perceber). Usam 3 crianças, a representar os três Santos - ficou giro, pelo menos, não fere suscetibilidades! Os arcos desta marcha eram estranhos...

MARCHA SANTA CASA
Madrinha: Maria Botelho Moniz
Padrinho: Ricardo Carriço

A Santa Casa comemora os 520 de existência. Estes marchantes, são do mais heterogéneo que pode haver: umas parecem que vão casar-se para dar o golpe do báu e, outros, parece que são ex-toxicodependentes e (só para rimar), parecem que não têm dentes... um horror! Um horror...!

Marchas em Competição

MARCHA DE SÃO VICENTE
Madrinha: Melânea Gomes
Padrinho: Jorge Mourato

As alcachofras e o manjerico, servem de inspiração para os figurinos, e letra, deste ano. A Melânea não parou de gritar todo o tempo todavia, a letra era boa, e os marchantes portaram-se muito bem... bom, pelo menos pareciam estar felizes!! xD Eles são é muiiiiita frente!!!

MARCHA DE ALFAMA
Madrinha: Pimpinha Jardim
Padrinho: João Baião

Esta é a Marcha que venceu este ano. A Pimpinha estrear-se como madrinha. Não sou muito fã do tom de castanho que eles usam, nem do ar espanholada da Marcha. Contudo, há algo a reter: todas as mulheres têm cabelo comprido e, todos os homens, bigode (para ambos os casos, há situações de ser postiço). A coreografia é óptima, tal como a letra.


Actuação da Marcha vencedora.

MARCHA DOS OLIVAIS
Madrinha: Isabel Angelino
Padrinho: Paulo Battista

Credo, o padrinho parece que está vestido de palhaço! Aquela cena de magia inicial, e quando os padrinhos participam na coreografia, faz-me lembrar a Marcha da Madragoa (onde é normal tal acontecer...). A ouvir a letra, só percebi uma coisa: ser dos olivais, significa ser bom alfacinha... este facto, resulta de uma boa interpretação do mapa da cidade, de facto, os habitantes dos Olivais, são tão alfacinhas quanto das demais freguesias... e daí? Depois, escreverem "lisbon" em vez de "lisboa", é tãããããããooo estúpido!!!!

MARCHA DE MARVILA
Madrinha: Carla Matadinho
Padrinho: Chakall

Disseram "mafarrico"? Adoro! Ahahahah! Que letra! Foi escrita pela Rosa Lobato Faria?? Quando se escreve, deve ser para passar uma mensagem, uma história e, a Marcha de Marvila, ao contrário da anterior, consegui-o! A coreografia também é boa. Gosto particularmente, nos ombros dos marchantes, estarem "manjericos" e, curiosamente aos homens, não fica mal (mesmo sem o vaso, coisa que as mulheres têm nas mangas)! No fim, as mulheres não saem apenas a dizer adeus - levam manjericos!

Intervalo.

MARCHA DA AJUDA
Madrinha: Paula Sá
Padrinho: Paulo Vasco

Ahahahahah! Todos os músicos, estão vestidos de Santo António! Cantam a história da sua freguesia!!!!!! Tinham lá duas crianças.... ohh, que fofinho!! Gosto da coreografia, mas apenas acho inestético cada homem usar a barba como quer... meehhhhhh!

MARCHA DO LUMIAR
Madrinha: Alexandra
Padrinho: Paulo Matos

Homenageiam os azulejos, cantam a história da sua freguesia e os pontos-chave a visitar - boa! Não gosto daquela abertura na saia das mulheres (mas gosto que usem chapéu alto) no entanto, gosto da capa de plástico nos homens (que usam bigode) - ficam bem! Mais uma vez, usam crianças todavia, mais uma vez, homenageiam a Beatriz Costa. Não deveria ser apenas o Vasco Santana? WTF?!

MARCHA DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA
Madrinha: Sofia Nicholson
Padrinho: Rui Luís Brás

A Sofia viveu 25 anos nesta freguesia e, para ambos, é uma estreia.Gosto do dourado nos fatos dos marchantes. Na letra, fico sempre com arrepios, quando conjuga-se o verbo no gerúndio só para rimar... A sério que homenageiam a Beatriz Costa? Esta malta só confunde-me!

MARCHA DA ALCÂNTARA
Madrinha: Ana Sofia Cardoso
Padrinho: Pedro Granger

Porque raio é que a Ana vai com uma peruca tipo Beatriz Costa? Aquela manga do Pedro não é demasiadamente LGBT? Odeio bichas modernas!!! xD Oh não! É um ataque alienígena! Todas as marchantes têm uma peruca à Beatriz Costa, quando o homenageado este ano é o Vasco!! E também usam crianças... A canção é engraçada, gosto!! =D Nesta Marcha, no fim, sente-se o Empower Feminino!

MARCHA DE BENFICA
Madrinha: Carla Janeiro
Padrinho: Gonçalo Salgueiro

A Carla mora em Queluz, e o Gonçalo tratou a Tânia por você. Qual deles é o mais estranho? Eu respondo, o Gonçalo! Credo, é impressão minha ou nesta Marcha há muitos gays a marchar? Marcha tudo? De repente, surge do centro, uma manjerico com o homem lá dentro, e eu só penso: será que o homem, vai brotar de dentro do vaso, e revelar finalmente os seus músculos doridos de tanto ginásio, e o seu rosto charmoso e pornográfico? Em vez disso, apareceu um Santo António; bom, sempre é melhor um boneco, do que ser um homem musculado, mas feio (há que dizer a verdade!!!!!!)!

Os noivos de Santo António desfilaram na Avenida (claro que Marcelo e Medina, não prescindiram de aparecer na foto...). Depois, intervalo.

MARCHA DE BELÉM
Madrinha: Elia Gonzalez
Padrinho: Telmo Miranda

O Telmo está de calções?!... Cantam a história da praia do Restelo. Oh céus: mas todos os homens estão de calções???? Oh sim, está uma noite mesmo quente! Ahahahah, imagino o briol! Ahahahah, só agora reparei: a intérprete gestual, abana-se ao ritmo da música! Ahahahah!! Gosto da letra, do chapéu das mulheres e, a cena da foto, acho que não resultou tão bem como imaginaram...

MARCHA DO BAIRRO DA BOAVISTA
Madrinha: Custódia Gallego
Padrinho: Diogo Martins

Este Diogo (que cada vez está melhor!), estreia-se nas Marchas (será que estreou-se já noutras andanças? É que já marchava!!). Creeeeedo, até levantam uma mulher!! Não gosto da roupa deles (acho as calças demasiado simples, por exemplo). A coreografia é boa! =D

MARCHA DA MADRAGOA
Madrinha: Teresa Guilherme
Padrinho: Pedro Barroso

Os padrinhos estão descalços. Como sempre, a coreografia destes é óptima, tal como a letra! Gosto das saias delas, e da maquilhagem de todos! Aqui, os padrinhos, participam em toda a coreografia, como é costume. Cantam, até à capela! Esta Marcha, transmite orgulho, brio, e muita qualidade! Quando terminaram, festejaram já ter marchado - enfim, é malta consciente e responsável e que sentiu que deu tudo! Boa malta!!

MARCHA DA MOURARIA
Madrinha: Adriana Lua
Padrinho: Ricardo Velho

A sério? Que madrinha é esta que se estreia? Bitch, please!!! O tema é a tourada? Wat?? Recuso-me a comentar esta Marcha.

MARCHA DA BICA
Madrinha: Soraia Tavares
Padrinho: Tiago Torres da Silva

No dia do desfile na Avenida, a Soraia fazia 24 anos; o Tiago, é padrinho há 16 anos. Falaram do Adamastor, e de outros pontos de interesse na Freguesia. Credo, que meias são aquelas que as marchantes usam?? Pertencem à Marcha dos Olivais? lol De repente, de entre os marchantes, surge Fado, boa!!!! Gostei da coreografia!

MARCHA DA GRAÇA
Madrinha: Carla Andrino
Padrinho: Mário Rui

Os padrinhos são são um casal e, fez naquele dia, 35 anos que se conheceram. A Carla, é há 22 anos, Madrinha desta Marcha e, o Mário, há 5. Mas que fatiota foi aquela???? Horrível!!!! Sim, sei que estavam a homenagear os vitrais mas... Não me convenceu! Gosto a música.

Intervalo.

MARCHA DA BELA FLOR – CAMPOLIDE
Madrinha: Liliana Santos
Padrinho: Pedro Sousa

O Malato já foi padrinho desta Marcha. Acho piada a duas coisas: todos os marchantes dançam com leque e, a letra, pode ter uma rima alternativa (e maiii não digo ahahah). Homenageiam, também, os casamentos de Santo António numa versão.... digamos, "moderna", com alusão aos casamentos do mesmo sexo. Há que reconhecer, foram por um caminho mais difícil que o habitual e, considero, que dignificaram o tema, não denotando assim, que houvesse gozo por parte dos marchantes. Boa!!!!

MARCHA DE CARNIDE
Madrinha: Sylvie Dias
Padrinho: Pedro Luzindro

Os padrinhos, estreiam-se nas Marchas. Mais uma vez, todas as marchantes, têm peruca à Beatriz Costa... peruca essa, ainda por cima, horrível! Acho a coreografia pobre, onde há pouca internação entre os homens e as mulheres. Depois, vão buscar um dedal.... não sabia que o Vasco Santana usava dedais! Erraram em tudo. Next!!!!

MARCHA DO CASTELO
Madrinha: Carolina
Padrinho: Rui Vaz

É a segunda vez que estes padrinhos desfilam por esta Marcha. O Rui é uma pessoa estranha mas, deixou uma mensagem importante - são precisas pessoas, para viver nos bairros! Assim, esta Marcha disse bem ao que vinha: querem o seu bairro de volta! A letra desta marcha, é a mais reivindicativa!  É, assim, um pedido de socorro dos seus habitantes que, como sabemos, está a acontecer o mesmo noutros bairros da cidade! É preciso que o poder político intervenha!! Excelente! #jesuiscastelo


Para mim, foi a melhor Marcha em concurso!

MARCHA DA PENHA DE FRANÇA
Madrinha: Salomé Caldeira
Padrinho: Rui Andrade

A Salomé é madrinha pela 1ªvez. Esta marcha, canta sobre os turistas e, sobre as redes sociais. Não sei se as roupas escolhidas são as melhores, a letra é repetitiva e a coreografia também. Esta Marcha também já copiou a Madragoa, pondo os padrinhos na coreografia. Dislike.

MARCHA DO CAMPO DE OURIQUE
Madrinha: Rita Ribeiro
Padrinho: Fernando Pereira

O Fernando nasceu neste bairro e, a Rita, vive nele (no bairro, entenda-se). Esta Marcha, retrata a época das tascas e do vinho. Foi um desempenho bastante teatral contudo, parece-me que resultou. Gosto da letra e da coreografia. Gosto das capas e dos chapéus dos homens - arranja-se algo para mim? xD Gosto ainda do decote, em dourado, das mulheres (fica muito bem!).

MARCHA DO ALTO DO PINA
Madrinha: Olívia Ortiz
Padrinho: Flávio Furtado

A Olívia estreia-se nas Marchas (detesto esta gaja), o Flávio já marcha há 5 anos e, pela 1ªvez, neste bairro. É horrível aquela corda que usam para os fatos: visualmente resulta mas, ao pormenor, fica muito feio. As meias que os marchantes usam, também é de bradar aos céus. A coreografia é repetitiva e a letra, em vez de falar do próprio bairro, fala dos outros... Queridos: mesmo usando fumarada, não chegam lá. A única coisa que teve piada, foram as "peixeiras", principalmente no final.

MARCHA DO BAIRRO ALTO
Madrinha: Sónia Brazão
Padrinho: Flávio Gil

A Sónia (que ainda é viva), marcha há 3 anos por este bairro e, o Flávio, há 4. Este ano, homenageiam os barbeiros. Gosto do calçado dos homens. Uma coreografia excelente!! Gosto das roupas e da letra. Mas, no fim de tudo, acho que faltou qualquer coisa... "uma cereja no topo do bolo"!

MARCHA DE SANTA ENGRÁCIA
Madrinha: Maria João Gama
Padrinho: Pedro Silva

A Maria marcha pela 5ªvez e, o Pedro, estreia-se. O que a Maria tem na testa colado, é detestável. É impressão minha, ou esta Marcha tem menos marchantes? Por acaso, meteu-me dó a vê-los actuar... =/ A letra é boa, a coreografia acho que é bem conseguida. Os marchantes devem ser os restos dos outros bairros. Chega a ser angustiante ver. Os arcos são bem conseguidos... Só mesmo Sto António!!


Eis as classificações finais das Marchas Populares de Lisboa 2018

1.º Alfama (245 pontos)
2.º Bairro Alto (235 pontos)
3.º Madragoa (234 pontos)
4.º ex aequo Alto do Pina (225 pontos)
4.º ex aequo Penha de França (225 pontos)
6.º São Vicente (219 pontos)
7.º Marvila (214 pontos)
8.º Alcântara (212 pontos)
9.º Bica (207 pontos)
10.º Bairro da Boavista (206 pontos)
11.º Graça (203 pontos)
12.º Carnide (201 pontos)
13.º Ajuda (200 pontos)
14.º ex aequo Castelo (196 pontos)
14.º ex aequo Olivais (196 pontos)
16.º ex aequo Bela Flor – Campolide (180 pontos)
16.º ex aequo Mouraria (180 pontos)
18.º Campo de Ourique (169 pontos)
19.º Lumiar (165 pontos)
20.º São Domingos de Benfica (164 pontos)
21.º Belém (157 pontos)
22.º Santa Engrácia (138 pontos)
23.º Benfica (105 pontos)


Eis ainda, as classificações por categoria, das Marchas Populares de Lisboa 2018

Prémio Coreografia: Alfama
Prémio Cenografia: Alcântara
Prémio Figurino: Alfama, Bairro Alto e Carnide
Prémio Letra: Alfama e Madragoa
Prémio Musicalidade: Alfama
Prémio Composição Original: Marcha de Alfama “Canção de Alfama”
Prémio Desfile na Avenida da Liberdade: Bairro Alto e Madragoa


Quero, antes de terminar, fazer uma ressalva, à Marcha da Bela Flor – Campolide. Estes, abordaram nitidamente a temática gay e lésbica na sua actuação, abordaram o tema com bastante elevação e dignidade o que, a meu ver, e tendo em cima da mesa a velha questão da igualdade, penso que a Marcha deveria ser premiada, por uns quaisquer prémios LGBT's que possam aí existir, para congratular a Marcha em questão mas também, para mais bairros, fazerem o mesmo. Impecável!

Fiquem com o resumo das Marchas Populares 2018 e.... até p'ró ano!! =D




Beijinhos e portem-se mal!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário