Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Exame Português 12ºano

Olá :)

É verdade, hoje falar-vos do Exame de Português do 12ºano que se realizou no dia 18 de Junho!! Lembro-me que não cheguei a escrever nada…

Não acho que tenha estudado muito para o Exame… Eu só rezava para não sair Pessoa – podia sair tudo! Tudo menos Fernando Pessoa!! Céus! Ele e os seus heterónimos… As várias Fases dos heterónimos……. Aquilo fazia queimar neurónios a um ritmo alucinante! lol Para além de não ter percebido lá muito bem o Pessoa quando a minha prof me deu essa matéria! Só rezava para não sair Pessoa! Cheguei à escola as 12:50h e o Exame era só as 14:00h! Já lá tinha uns colegas a rever a ultima matéria. Entretanto vimos lá uns professores de Português e fomos ter com eles, para nos acalmarem lol eles disseram que o Exame de Português do 9ºano tinha sido fácil e que o nosso também o seria, certamente. Eles entretanto tiraram-nos algumas dúvidas! Depois tivemos a rever alguma gramática, mas acabámos por desistir visto que as novas designações e gramática é diferente e não seria pouco tempo antes do exame que iríamos decorar!
As 13:45 lá fomos para as salas e fomos entrando. Vi que numa sala à frente da minha, estava lá um professor vigilante que era uma pãooooooo ele é modelo as vezes e passa a vida no ginásio… quem me dera que ele em assinasse a folha de teste :P

Às 14:00h lá tocou e as professoras vigilantes começaram a dar os Exames (elas até eram engraçadas. Uma delas já era velhota… e a outra era uma miúda... devia ser o 1º Exame que vigiava... olhou para mim durante muito tempo (ME-DO)) Céus, basta ver a 1ª página do exame que já mete medo “Prova Escrita de Português, 12º Ano de Escolaridade, Prova 639/1.ª fase, Duração da Prova: 120 minutos. Tolerância: 30 minutos., 2012 ( e depois, a cor-de-rosa escuro) VERSÃO 1”….. lool abri rapidamente todas as paginas do exame para ver o que saia, uffa, não saía Pessoa! Li as “recomendações” da 1ª página e depois lá fui ler o Luís de Camões na página 2. Eu li bastantes vezes o poema…. Para terem noção, só acabei a resposta à pergunta 1 ás 14:53h…. tive basicamente 1 hora a ler o poema, percebê-lo e a responder… as restantes até respondi rápido.. à pergunta do grupo B do Grupo I demorei 30minm mas também era sobre o Saramago!!.. E como já estava apertado com o tempo e já tinha tocado para os 120 minutos (sim, demorei 120 min = 2horas a responder à interpretação que valiam “apenas” 100Pontos = 10Valores…!) comecei logo a fazer a Composição…. As 16:25 acabei a Composição… bem, sobrava-me 5 minutos para a gramática! Não li a gramática e fiz a escolha múltipla tipo totoloto… E pronto, as 16:30h entreguei o Exame, que remédio! Utilizei 7 páginas para responder às perguntas… tamanho não significa qualidade, mas pronto, talvez tenha uns pontozinhos :P



P.S. – Não sabia o que era a palavra “mitificação”… agora já sei: converter em mito/tornar mito :)


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

2 comentários:

  1. Também demorei imenso tempo na primeira pergunta, levei séculos a perceber o poema. Não gostei nada dos Lusíadas, mas pronto, fez-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Lobo Solitário!

      Ya!! Mesmo!
      Também demorei imenso tempo para entender o poema :(
      Ya, fez-se, que remédio :P


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar