Blogue que nasceu em 2009, quando eu ainda era adolescente. Hoje, já não o sou, mas continuo com muitas inquietações, desejos e paixões. Aqui, poderão acompanhar o meu dia-a-dia sem filtros, mas sempre, com muitas gargalhadas!
Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D
Aponta já na tua agenda: dia 29 de Junho, Lisboa acolhe o 10º Jantar da Blogosfera!
Em 2016 aconteceu o 7º Jantar, em 2017 o oitavo, no ano passado o nono, e como as coisas boas são para se repetir, continuamos a reservar o mês do orgulho gay - Junho! Dia 29, é dedicado aos media!
A autoria deste banner é da leitora Magg. Obrigadooo! =)
Este evento anual, com mais de uma década de tradição, tem como finalidade o encontro de todos aqueles que têm blogs/sites/etc, com os seus leitores. Aqui, poderão conhecer em "carne e osso", quem escreve há anos na internet e, quem escreve receber um feedback na primeira pessoa; haverá troca de opiniões e, veremos que todos temos mais semelhanças que diferenças. E é isso que enriquece a blogosfera! Este ano, também comemoraremos, os 50 Anos da Revolta de Stonewall!
Não importa se és branco ou preto, homem ou mulher, heterossexualou homossexual, blogger
ou leitor - é um jantar de pessoas, onde apenas existe um pré-requisito: boa disposição!
O Jantar da Blogosfera não é um evento público e, como tal, os detalhes do jantar apenas serão transmitidos aos inscritos, de forma privada (e-mail). Apenas há um senão: é proibida a entrada a quem não estiver espantado de existir*! Pessoas com má energia e fofoqueiras, aqui, não há! =P
A inscrição neste jantar é feita através do meu e-mail ( adolescentegay92@gmail.com ), onde unicamente por e-mail serão transmitidas todas as informações relativas ao evento (tal como horas, local, e outros pormenores). Podes e deves trazer a tua cara metade, ou um amigo, até porque isto é simplesmente... um jantar de pessoas divertidas, conversadoras, e que gostam de conhecer pessoas!
Mas como será o jantar?
Bom, para além de comes e bebes (mas dos bons!), ainda existirão surpresas - não faço as coisas por menos - esta é a décima edição, do maior evento anual da blogosfera e tal, não pode ser esquecido!
Até que dia posso inscrever-me? Ainda haverá algo depois do jantar?
Não esperes por amanhã o que podes fazer hoje; envia-me e-mail e estaremos já em contacto - se tens a ideia de te inscreveres depois, o tempo passa e acabas por te esquecer! Claro que sim, está planeado irmos a um bar e/ou discoteca (mas só vai quem quer, naturalmente)! =D
Eu sou de longe, não tenho nenhuma "desculpa" para ir a Lisboa...
Neste dia, na capital portuguesa, haverá a Marcha de Orgulho LGBTI, organizada pela ILGA Portugal!
Desta feita, os preparativos já começaram mas, irei precisar (muito!!) da ajuda de todos vocês! =D
Devem partilhar a noticia por todo o lado que consigam! Vamos chegar esta informação a todo o lado!
Vem ao jantar e diz-me se trazes companhia, se têm alguma restrição alimentar, e qualquer outra dúvida que possam ter. O jantar será regado de boas risadas, com o acompanhamento de belas histórias! Não conheces ninguém? Pois, nós também não te conhecemos e estás convidad@! =)
Em suma: Envia-me um e-mail ( adolescentegay92@gmail.com ) com a tua pretensão em ir ao jantar e a indicar o teu blogue/site ou quais os blogues/sites que comentas/lês regularmente + se tens alguma restrição alimentar + se vens só tu ou se trazes companhia!
Sei que não vais querer faltar, pois eu e outros já confirmamos presença!
Este é o último evento do mês de Orgulho LGBT Português! Envia-me já um e-mail!
Sejam bem-vindos ao 10º Jantar da Blogosfera! =D
Beijinhos e portem-se mal!! ;)
* - Frase de José Gomes Ferreira, em "As Aventuras Maravilhosas de João sem Medo", de 1963.
Continuamos a ver o exclusivo Palácio Palmela! A introdução já foi feita, bem como já viram todo o edifício exteriormente. Agora, é altura de vermos a entrada da Procuradoria-Geral da República e a sua escadaria. Ao longo de todo o texto, apresentar-vos-ei, diversas informações sobre as imagens!
Ao entrarmos no edifício, deparamo-nos com o amplo vestíbulo, pavimentado com losangos de mármore negro, rosa e cinza. Na parede norte, fronteira à entrada, evidencia-se um pórtico constituído por três arcos de volta inteira, separados por pilastras, que dividem o vestíbulo em duas áreas distintas, embora homogéneas pelo tratamento decorativo. Estas peças, ao vivo, são lindíssimas!
Para além dos arcos, em cujo limiar se encontra um degrau, uma galeria baixa prolonga o espaço, criando uma zona mais íntima, através da qual se acede à escadaria principal e às áreas de serviço. Os vãos dos arcos laterais são ocupados por duas esculturas, representando A Dor e a Maternidade (encomendadas pela 3.ª duquesa de Palmela ao escultor francês Guillaume aquando da morte do seu único filho varão), que se encontram em pedestais giratórios, em mármore cinzento, dotados de manípulos de bronze. Tal como disse, no Outono, irão ver estatuária muito idêntica a esta!
Ultrapassado o guarda-vento existente no vestíbulo, alcançamos a escadaria principal, que logo surpreende pelo movimento que lhe imprime a presença de colunas torsas, em mármore rosa. Estas apresentam ábacos de inspiração compósita, com coxins simulando cestos, e bases áticas, com plintos de secção quadrangular, em mármore preto. As paredes e o tecto são inteiramente decorados com relevos em estuque, de gosto clássico, que integram apainelamentos marmoreados. O requinte...!
Pequena estátua de Inês de Castro. Vejam mais no Instagram!
Em cada parede são definidos por meio de pilastras três panos, dos quais o central é ocupado por uma almofada marmoreada e os laterais por nichos, portas ou janelas, invariavelmente de volta inteira, com alizares contínuos, em madeira, pintados de branco. As pilastras são decoradas com rosetas imbricadas e apresentam capitéis de folhagens. As almofadas contêm dois tipos de marmoreado, são enquadradas por quatro rosetas nos ângulos e encimadas por máscaras leoninas idênticas às encontradas na galeria. O anteparo do corrimão, em ferro fundido, ostenta uma decoração em formato de lira e liga as colunas entre si, de forma continuada, até ao andar nobre. Tudo foi escolhido a dedo!
Pormenor do tecto! Vejam a totalidade do quadro no Instagram!
Na escadaria, os patamares, contrastando com os lanços de escada, têm pavimentos em mármore negro, rosa, cinza e branco, formando rosáceas. A alternância da madeira e do mármore, inicialmente perturbadora, acaba por introduzir uma nota de variedade e de humor. No topo da escadaria encontramos um patamar, formando galeria, que liga as alas nascente e poente. Dois vestíbulos nos extremos deste, comunicam com as escadas que, de ambos os lados, conduzem aos pisos superiores,
e com dois corredores, orientados no sentido norte-sul, que ligam a frente e as traseiras do edifício.
A escadaria, vista de cima! Vejam mais no Instagram!
Porque o fado também é alegria, eis Dia Não, interpretado por Kátia Guerreiro. Fado é Amor. =)
Antes que comecem, digo-vos que isto não é o que parece! Já sei, vão-me dizer "Ah e tal, no ano passado disseste que este ano não haveria Black Friday e afinal...". E não há, o que vêem não existe!
Explicando. Este ano, não fui à Black Friday. Porquê? Não vi nada de jeito. Aquilo pelo qual nutria algum afecto, não baixava assim tanto o preço. Aquilo que me fazia realmente falta... não era nada!
Todavia, precisava de um kispo. Eu não sou aquele tipo de pessoa que, no Inverno, usa 30 camadas de roupa. Comigo é uma camisola, casaco e cachecol. Assim já precisava de um kispo novo e quente!
Deste modo, uma semana antes da Black Friday, fui à Zara comprar este corta-vento, 100% Poliéster, tamanho M. Custava 59,95€, mas como estava com um desconto qualquer, ficou por 49,95€! =D
Porque a Eurovisão também serve para reflectir. França, no ano passado, fez-nos um alerta!!!
Hoje continuo a mostrar-vos o Palácio Palmela. Tal como mencionei no texto anterior, onde apresentei esta rubrica unicamente com imagens extra-exclusivas, ao longo de 10 publicações, mostrar-vos-ei tudo deste edifício onde, actualmente, funciona a Procuradoria-Geral da República. Uhhhhh! xD
Procuradoria-Geral da República. Vejam mais no Instagram!
As estátuas da porta principal, representam A Força Moral e O Trabalho. São da autoria de A. Calmels, professor de escultura da duquesa D. Maria Luísa de Palmela, e datam do final do século XIX.
Lateral e traseiras do Palácio Palmela. Vejam mais no Instagram!
Tenho tanto por mostrar-vos, que nem sabia por onde começar! Tenho centenas de imagens, onde registei aspectos banais e peculiares todavia, disso tudo, há que fazer uma escolha que não é fácil!
No edifício ao lado, o da fotografia, vivem as novas gerações da Família Palmela!
Depois de seleccionar as imagens (nem todas ficaram boas), tive que as dividir e agrupei-as, de forma a fazerem sentido. Infelizmente, não posso usar todas, se não haveria uns 20 textos sobre este local!
O elevador exterior do Palácio. Vejam mais no Instagram!
Assim, para hoje, começo por mostrar-vos a fachada do Palácio. Todos nós conhecemos a porta principal do edifício mas, as suas laterais e traseira, já não é tão comuns conseguirmos ver. =/
Pormenor das traseiras do edificado. Vejam mais no Instagram!
Há que dizer, que esperada encontrar as paredes exteriores, piores do que aquilo que encontrei. É evidente que precisavam de uma limpeza à pressão (e dinheiro?) mas, estão muito bem conservadas!
Lateral da Procuradoria-Geral da República, onde encontra-se o jardim.
Porque o fado também são os clássicos, eis Barco Negro, interpretado por Mariza. Fado é Amor.
Hoje é Dia Internacional da Mulher. Infelizmente, este dia é necessário. Ontem, em Portugal, assinalou-se pela primeira vez, o Dia Nacional contra a Violência Doméstica. Lá está, infelizmente esse também é necessário. A mulher é mais do que vítima de uma Sociedade, é a protagonista!
Em destaque, Ana Nunes de Almeida... a melhor convidada!
Sua Excelência, O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa
Quando soube que a FFMS ia fazer uma conferência sobre "A Mulher Portuguesa, Hoje", tive que inscrever-me de imediato. Sinto que tenho muito que aprender. Por mais que leia, compre estudos, saiba de histórias reais, há sempre algo a aprender. Sobre este tema, há tanto por descobrir!
"A Mulher, Hoje"
Até agora, Portugal já enterrou uma dúzia de mulheres, devido à violência doméstica. Há mais mortes por este motivo? Claro, nem sempre é tão evidente para contar para estas estatísticas. Nos anos 80 e 90, houve imenso mas, o nosso país, insiste em não ter estatísticas oficias sobre esta problemática.
José Alberto Carvalho, moderador
A Barbie faz amanhã 60 anos. Christina Dalcher escreveu o "Vox". E o Neto de Moura, continua a ser o anti-Cristo cá do sítio. Precisamos é de valorizar a Mulher, e não esquecer todas as vítimas de actos cobardes. No Brasil, a Escola de samba Mangueira, venceu com uma homenagem a Marielle Franco.
Laura Sagnier, coordenadora do Estudo
Quando falamos de Direitos das Mulheres, falamos de Direitos Humanos. Quando falamos em sucesso no feminino, falamos em sucesso das sociedades. Quando falamos de paridade, falamos de avanços sociológicos. Quando falamos de Mulher, falamos de homens e das suas relações.
O que faz uma mulher muito feliz com o seu companheiro?
E uma das formas de igualdade, é as pessoas ganharem o mesmo: homens e mulheres. Essa evolução é essencial no combate à discriminação - tratar igual o que é igual. Um desses mecanismos, é pagar o mesmo a quem desempenha a mesma função. Parece simples, mas há um longo caminho!
José Alberto Carvalho, Laura Sagnier, Anália Torres, Ana Nunes de Almeida e Teresa Fragoso
Por isso fui a esta conferência. Queria saber bem! Fiquei mais esclarecido?... E se eu dizer-vos que fiquei com mais perguntas do que respostas?! A mulher, hoje, consegue ser mais do que a sua mãe alguma vez sonhou. Mas esta, mais que lute, não consegue ser aquilo que meritocraticamente seria.
Bora começar? Bora! Não sou fã de todas as personalidades que passam por estas conferências todavia, sabe-me sempre bem, ouvir e até concordar, com quem aparentemente discordava. Esta é a parte boa da democracia: ouvir os outros, mesmo que não nos apeteça. Ganhamos tanto por isso!
Momento de fazer uma pausa nos trabalhos. Porque sobem a tela?
O melhor momento do Marcelo foi quando, o José Alberto Carvalho diz que o Presidente tem que se ir embora e, este, recusa-se e diz que fica. Aqui, até eu bati palmas! O seu discurso foi demasiado brando... precisa-se que o Presidente da República, mais do que selfies, perceba a realidade lusa!
Intervalo para Café. As portas abriram-se e apareceu... isto! #OMFG #chique
O que aprendi nesta tarde foi incrível! Uma das coisas mais curiosas, prendeu-se com o facto que as mulheres sem filhos demoravam menos de metade do tempo a responder ao questionário, que as outras, com filhos. Isto parece evidente, mas num estudo com quase 2500 inquiridas é obra!
O que a mulher portuguesa, dos 28 aos 34 anos, mais deseja num emprego ideal? As mulheres responderam: conseguir conciliar a vida profissional e a vida pessoal, e um ordenado que permita isso. Este resultado seria igual nos homens? Sinceramente, duvido. Infelizmente, duvido.
Samantha Power, Ghilda Fakhry (moderadora) e Freida Pinto
Agora, a grande surpresa. Imaginem só o que as mulheres que vivem com um homem e que trabalham... o que elas mais desejam do parceiro? Ajuda nas tarefas. Em casa, esta mulher, faz 72% do trabalho doméstico. Quando existem filhos, a situação é idêntica. Em Espanha, é o mesmo.
A criança não acreditava que o Presidente tinha o mesmo cabelo que ele...
O que mais contribui para a felicidade de uma mulher, quando esta olha para o seu parceiro? Por ordem "Partilha das tarefas domésticas", "Que a escute", "Que lhe dedique tempo", "Que seja carinhoso e atencioso" e, em quinto lugar "Partilha das tarefas em relação aos filhos". O que dizer?!
Foto no dia em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu António Guterres
E elas, as mulheres que residem em Portugal, são felizes? Segundo o estudo, metade delas, sim. E o que as torna felizes? 1º os filhos, 2º os netos, 3º as amigas, 4º os amigos, 5º o companheiro/a e, por último, a sua mãe. O que as deixa menos felizes? O seu aspecto físico...! É preciso comentar?! =(
Samantha Power na linha da frente
Antes de passarmos ao painel internacional (que não tem vídeo online), importa deixar-vos o link deste estudo. Também devemos hoje recordar a Carolina Beatriz Ângelo (a primeira mulher a votar em Portugal) e ainda reflectir: de que forma é que a automação mudará o peso laboral da mulher?
Samantha Power com o seu filho Declan
Ghida Fakhry foi a moderadora do painel internacional. Quem é ela? Uma famosa jornalista com mais de 20 anos carreira, de origem libanesa, conhecida por ser moderadora em grandes conferências e debates internacionais, foi responsável do canal Al Jazeera, na época do 11 de Setembro de 2001.
#FreeThe20 conseguiu a libertação de 16 das 20 mulheres retratadas
Samantha Power é professora na Universidade de Harvard, e antiga embaixadora dos EUA nas Nações Unidas (durante 8 anos, no mandato Obama), no Conselho de Segurança, tendo começado em 2009. Foi jornalista e activista de direitos humanos. Nasceu na Irlanda, é casada, e tem dois filhos.
Rian, filha de Samantha Power
Freida Pinto é uma actriz laureada, e activista da "Girl Rising" (que é uma campanha global pela educação e empoderamento das jovens, tendo começado por um documentário) desde 2013. Nasceu e cresceu em Bombaim (Índia) e popularizou-se no filme "Quem quer ser Bilionário?".
Aula Magna, da Universidade de Lisboa, ouve atentamente Freida Pinto
Para Samantha, há 3 passos para mudar a situação: reconhecer a importância dos símbolos (deve haver mais mulheres nos cargos de liderança [tem como heroína Madeleine Albright]); ser mais proficiente, incentivar ao excesso de informação - o"too much information?" é incentivado...
Samantha Power
... (falar sobre a deselegância e as dificuldades que se sente [exemplo, amamentar]) e; cuidar das outras mulheres (criação de grupos de apoio [ela teve o "Grupo das Quartas", onde participou Gloria Steinem]). Para ela, esta receita é fulcral das sociedades ocidentais, para que haja igualdade.
Freida Pinto
Para Freida, conhecedora da Drª Brené Brown (sessões no youtube), diz que tudo é mais simples, quando estamos com uma equipa que pensa da mesma maneira que nós. O governo indiano, lançou a campanha nacional chamada Save Girl Child. "É muito difícil mudar o que não se consegue medir."
Ainda houve tempo para conversar e responder a algumas perguntas da audiência
Por cada dólar que um homem ganha, uma mulher ainda ganha 79 cêntimos (pior se for mulher negra - 63 cêntimos; ou hispânica - 52 cintemos). Falou-se do movimento #MeToo, e das manifestações/problemáticas das mulheres e como ter acções concretas... tudo é possível!
Após 4 horas de Encontro, dá aquela vontade de mudar o mundo...
As mulheres constituem 70% dos pobres do mundo ou dois terços da população sem instrução.
Muitas mulheres, não têm a possibilidade de cargos de liderança nos seus países. Assim, para terminar, recomendo o incrível livro "Shakti Leadership" de Nilima Bhat e Raj Sisodia! =D
E também na Organização das Nações Unidas, comemora-se o Dia Internacional da Mulher.
Fui ao Palácio Palmela! Ao longo de 10 publicações, irei revelar-vos imagens exclusivas deste local de dificílimo acesso! Porquê 10 publicações? Simples, para comemorar os 10 anos de existência deste sítio! Dificílimo aceso? Sim, quantos de vocês já lá foram ou conhecem alguém que lá esteve?! =P
Tecto da "sala chinesa", totalmente pintada em trompe-l'oeil. Vejam mais no Instagram!
Claro que, para além das imagens aqui publicadas, irei dar a minha opinião sobre o Palácio Palmela. Para além disso, irei acrescentar alguns factos históricos, sobre este local tão emblemático no país!
Gabinete do Vice-Procurador-Geral da República. Vejam o incrível tecto no Instagram!
Como quero mostrar-vos TUDO, ao longo de Março, Abril, Maio e Junho, irão conhecer os cantos à casa, da actual Procuradoria-Geral da República, agora com a chefia de Lucília Gago (go girl!!)! =D
"Diários do Governo", cliquem para ampliar. Vejam mais imagens no Instagram!
Durante estes quatro meses, esta será a rubrica especialíssima, sempre (ou quase sempre! lol) às terças-feiras, às 21h00. Tal como aconteceu no ano passado (miradouros), e há dois anos (veleiros)!
Gabinete de um alto responsável. Vejam o maravilhoso quadro no Instagram!
O que irão ver ao longo destas semanas? Tudo! Para além do gabinete de Lucília Gago, e vários quadros do MNAA cedidos à PGR há décadas, irão conhecer a Capela, o atelier, o salão de baile...!
Armário de madeira maciça, do tempo da família Palmela. Vejam mais imagens no Instagram!
Já me seguem no Instagram, certo?! Lá, existirão mais 6 imagens que não estão aqui! Vão lá, apreciem, e partilhem: aqui nada é meu, é nosso! Qualquer informação adicional, contactem-me!
Gabinete comum, cliquem para ampliar. Vejam mais imagens no Instagram!
Ao longo destes meses, marca-se 20 anos da morte de Amália Rodrigues. Assim, e porque gosto de fado, irei revelar-vos 10 boas interpretações, de jovens fadistas portugueses. Porque o fado é Amor!
Hoje apresento-vos a última colecção deste Outono-Inverno. Ao longo destes meses, apresentei-vos a Marine; as linhas Jock e Wolf; as colecções X-Lux e Festive; em Janeiro, a Bull e a High Tech; e no mês passado, a Otter e a Tiger. Hoje, é a vez de mostrar a décima colecção que é de prender o fôlego!
Entre meia centena de fotografias de alta resolução, com muitíssimo bom gosto, apenas escolhi as seis melhores. Qual o critério? Revelar-vos todos os cenários desta mega produção, a variedade dos artigos da Modus Vivendi para esta época, as perspectivas do fotógrafo e ainda... os lindos modelos!
E começamos já por aí! Os modelos!! Eis os instagrams: do polícia, do tipo tatuado, e do outro! Antes que me esqueça, já me seguem no Instagram, certo?! Lá, existirão mais 6 imagens que não estão aqui! Onde foi fotografada a sessão? Na antiga (e histórica!) Cadeia de Segóvia, em Espanha! =D
Todos nós temos um estilo de vida fetichista. Uns gostam de vestir bem. Outros, lerem bons livros. Mas todos nós temos algo em comum: somos candidatos ao prazer (há prazer em vestir, bem como em ler um bom livro)! Contudo, há muito mais do que isso: devemos explorar fantasias e a Luxúria!
Temos de sair da sombra, e celebrar a nossa sexualidade! Temos de aceitar quem nós somos, e abraçar o nosso Dark Side. Com esta linha, podem ir ao extremo, ao ficarem-se pela provocação... todavia, conseguem agora dar expressão aos jogos e prazer dentro (ou fora!) do quarto! Que esperas?
A linha Fetish, é composta por cuecas e boxers (ambos em vários modelos), bem como algo especial! Está disponível nas cores mais comuns; amarelo, vermelho, azul e branco. Esta colecção, tem ainda o novo logotipo (MV). Estes artigos, são super confortáveis, e podem ser de uso diário ou desporto!
Como prometido em Setembro, onde mostrei-vos como são os pacotes que chegam ao destino que escolhemos, quando fazemos a nossa encomenda, é a vez de revelar a sexta peça que...