Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

domingo, 19 de maio de 2019

Eurovision Grand Final Tel Aviv 2019

Olá Olá fãs da Eurovisão!

Primeiro: PALESTINA LIVRE! Sou CONTRA a ocupação Israelita! Pela LIBERDADE agora e sempre!

Como tenho feito nos últimos anos (2009, 201220152016 e 2017), eis o meu "Relatório Opinativo" sobre a Eurovisão (poderão ver o que disse no ano passado, no que diz respeito à 1ª Semi-Final2ª Semi-Final e à Grande Final 2018)!

Antes do início da Grande Final, são entregues os prémios Marcel Bezençon.
E, estes, foram entregues nas seguintes categorias (podem ver o momento aqui):

Composer Award Mahmood, Italy
Artistic Award Kate Miller-Heidke, Australia
Press Award Duncan Laurence, The Netherlands

Só para recordar que, há dois anos, Portugal ganhou o Composer Award e o Artistic Award!

José Carlos Malato e Nuno Galopim, estiveram na cabine da Expo Tel Aviv (complemente cheia), a relatar todos os acontecimentos! "Cada pessoa", pode ligar até 20 vezes, para 760 300 8XX!

E foi assim que Israel iniciou a Grande Final deste evento! Devo dizer que fiquei com a "lágrima no olho", quando ela está perto da "pista", e toca o Hallelujah!... A Eurovisão é, acima de tudo, Amor!
Porque o Amor é de todos e para todos! Podem ver este momento aqui.
Como é tradição, decorreu o "Desfile das Bandeiras", onde todos os interpretes desfilam, por ordem de actuação. Aqui, a cultura israelita entra-nos logo através de Im Nin'Alu, de Ofra Haza (representante deste país em 1983). Canta a Netta Barzilai (2018), Dana International (1998), Ilanit (primeira participante de Israel na Eurovisão, em 1973) e Nadav Guedj (representante deste país em 2015). Gostei desta parte! A Flag Parade com vários momentos de dança e canto, torna-se muito melhor! Depois, mostraram um "Manual de Votação", em vídeo, a mostrar várias cenas antigas!... xD



Eis o meu "Relatório Opinativo" sobre a Grande Final da Eurovisão (poderão ainda ver o que disse sobre a 1ª Semi-Final e sobre a 2ª Semi-Final)!

Ao clicarem em cada país, serão reencaminhados para a actuação que fizeram nesta Grande Final!

(O postcard deste país, foi gravado em... Timna Park!)
01 Malta - Nasceu em 2001. Apesar de tantas cores tão fortes, acho que acabou por funcionar bem (teledisco). Importa, claro está, a voz, e ela tem-na. A dança e o ritmo estão certos e tudo faz muito sentido. De tanta merda que há, esta é, indubitavelmente, das melhores! Força Malta! Tamo junto!

(O postcard deste país, foi gravado em... Banias Nature Reserve!)
02 Albânia - É apresentadora de televisão. Tem um guarda-roupa extraordinário! Canta na língua materna. Tudo aquilo parece-me fado... o sentimento, as cores... gostei mesmo muito! =)

(O postcard deste país, foi gravado em... Caesarea!)
03 República Checa - Este trio de gajos giros, de clara inspiração à música do ano passado, brindou-nos com uma boa batida! Todavia, as cores...! Antes de mais, o seu guarda-roupa, faz-me lembrar os vencedores de 1984, os Herreys com a música "Diggi-Loo Diggi-Ley". Depois, as luzes ao fundo, parece que entrei numa loja de roupa barata. Querem MUITO ser jovens. Não gostei. Next.

(O postcard deste país, foi gravado em... Sea Of Galilee!)
04 Alemanha - Não são irmãs... Mas se fossem, só se estragava uma casa. A iluminação estava boa. Uma balada, como já estamos fartos de ouvir. Não é que seja má, apenas é igual às outras. =(

(O postcard deste país, foi gravado em... JERUSALEM - Tower of David!)
05 Rússia - Este cantor, nasceu em 1983 (tal como o da Suécia), já representou este país em 2016! Continua bonito que se farta... xD Esta balada narcisista, nada tem de novidade: ora grita que se desunha, ora olha para espelhos... também fico em dúvida se estou na Velocidade da Luz com Star Wars! Depois chove, e traveja, e vê-se vários vídeos dele a reagir a isso. É só parvo. Esperava mais...

Agora Bar Refaeli, conversa com o estilista Jean Paul Gaultier, sobre a Eurovisão.

(O postcard deste país, foi gravado em... JERUSALEM!)
06 Dinamarca - Canta em inglês e francês. Gosto da canção. Gosto da sua voz. Gosto da batida. Gosto do cenário. Gosto das luzes e das imagens. É uma actuação fofinha. Porque não? =D

(O postcard deste país, foi gravado em... ASHALIM - Solar Thermal Power Station!)
07 São Marino - Mais um repetente - este cantor, já representou este país, em 2016 (com uma merda de música)! Ele nasceu na Turquia, onde é conhecido actor a apresentador de televisão. Ele repete Na Na Na, 244 vezes... Se isto é Disco Sound, que volte a Tonicha! A voz dele é horrível! E lá voltam eles, com cores, só para parecer jovem e tal. Alguém que me traga uma colher, para cortar os pulsos?

(O postcard deste país, foi gravado em... Carmel Forest!)
08 Macedónia do Norte - Ela já tinha representado o país em 2008. Mantiveram os espelhos da Rússia? Mais uma balada igual às outras todas. Aquelas imagens são do quê? Obituário??? Tem boa luz, e a cor do vestido é gira. É desta que vou comer uma bolacha, e bebo um copo de leite. Fui!

Intervalo para as televisões. Enquanto isso, Lucy Ayoub fala com a participante de Malta e, Assi Azar com os representantes da Alemanha e da República Checa.

(O postcard deste país, foi gravado em... TEL AVIV Port!)
09 Suécia - Nasceu em Londres, em 1983. Aquela luz atrás dele, fez-me lembrar a Áustria. É uma batida super repetida. Nada daquilo é novo. Receita fácil, onde não há qualquer falha. Meh! =/

(O postcard deste país, foi gravado em... Ruhama Badlands!)
10 Eslovénia - Ela tem 19 anos e ele 22. É uma balada cantada na língua materna (é um plus).  As luzes, movimentos de câmara e pano de fundo - irrepreensíveis. A roupa é simples. Esta canção, é a prova provada que consegue-se fazer muito com pouco. Não é o meu género, mas tem qualidade!!!

(O postcard deste país, foi gravado em... Eilat!)
11 Chipre - Ela nasceu na Geórgia e vive na Grécia. É fã do nosso Tiago (Conan Osíris)!! Mas que raio de vestido é aquele? E as pedras, a baterem-lhe na cona, não lhe dói? Aquelas luvinhas.... a roupa preta, faz-me lembrar qualquer coisa dos anos 80...! Eu quero um daqueles Cowboys, sff! Parece que queriam seguir a receita pirómana do ano passado mas não, não conseguiram! Não gostei do que vi.

(O postcard deste país, foi gravado em... Mount Arbel!)
12 Holanda - É uma balada, que não me convence. Parece que está de pijama. Não é para mim.


A actuação após saber da vitória!

(O postcard deste país, foi gravado em... JERUSALEM - Van Leer Institute!)
13 Grécia - É advogada e nasceu no Canadá. Ela tem algo de Katy Perry, na encenação. Contudo, não gostei do guarda-roupa, nem da voz dela. É tudo muito foleiro, sei lá. É tipo isso. Não...

Neste momento Lucy Ayoub, anuncia que seguir-se-á a actuação de... Israel.

(O postcard do país anfitrião, foi gravado em... JERUSALEM!)
14 Israel - Vive perto da Arena de Tel Aviv e faz teatro. Apresenta-nos uma balada. Tem uma cara cómica e, não sei se o acho giro, apesar de gostar do laço. Acho uma barbaridade, a quantidade de seguranças que existem à volta do palco (faz-me lembrar, há uns tempos, quando tive a oportunidade de estar num local onde falar-se-ia de Segurança, e um dos oradores era o Boaz Ganor... eles nem escondias as armas de fogo!). Se gostei da canção? Apenas pergunto: e se na sua casa, já existirem outros que, ocuparam por não estar lá ninguém? Corremos todos eles ao chumbo? E falar de Paz?

(O postcard deste país, foi gravado em... Judean Desert!)
15 Noruega - Trio, onde as idades variam entre os 22 e os 39 anos. Aqui, representam a língua Sami (tal como já fizeram em 1980), com o inglês! Todos cantam bem, especialmente ela! Boa batida e bons gráficos e luzes! Canção incrível! Gostei muito... Eurovisiva? Sim! Mas óptima! =D Visto que Portugal não foi à Final, esta era a minha preferida! Noruega, foram os melhores! Parabéns!!! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... HAIFA - Bahai Gardens!)
16 Reino Unido - Aprendeu a tocar piano através do Youtube. Quem é o autor da música e canção deste país? O representante da Suécia! Ya, bué original... e pela primeira vez isto acontece! Ele, de certo, gastou uma pipa de massa no dentista!!! Sobre a actuação: há sempre uma música melhor que a nossa. Nem a flor tatuada na mão o salvou... nem mesmo o arzinho a James Corden que este tem!

Intervalo para as televisões. Enquanto isso, Assi Azar e a Lucy Ayoub,  falam com os representantes da Macedónia do Norte, São Marino e Rússia. Porquê? São repetentes! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... BEIT SHE'AN National Park!)
17 Islândia - Esta é a música mais hardcore desta Edição (techno punk). É também pela primeira vez, que numa música eurovisiva, há a palavra "ódio" no título de uma canção. E, por mais que me pareça estranho, gostei desta actuação. A encenação estava muito bem feita, e percebia-se onde queriam chegar. Com tanta merda que já vi nesta Primeira Semi-Final, esta não é das piores, seguramente!

(O postcard deste país, foi gravado em... TEL AVIV Beach!)
18 Estónia - Ele é sueco e foi viver para os EUA aos 18 anos. Mais uma balada ao estilo de Bad Boy... e novidades?! Uma música cheia de gritos e luzes XPTO... Ele é giro, mas não votaria nele.

(O postcard deste país, foi gravado em... JERUSALEM - Rockefeller Archaeological Museum!)
19 Bielorrússia - Que grande ménage a trois! Não gostei de nada do que vi. É um estilo em "Barbara Bandeira" mas em mau (visto que a própria já é uma merda). O que está a dar na SIC ou na TVI?

(O postcard deste país, foi gravado em... Gan HaShlosha (Sahne)!)
20 Azerbeijão - Nasceu na Rússia. Será que estou na Autoeuropa??? Tirando isso, a batida é boa, e tem a cor certa! Dá aquela vontade de bater o pé, e de ir para a rua de saltos altos! É gira! =P

(O postcard deste país, foi gravado em... TEL AVIV - The Museum of Art!)
21 França - Não sei porquê, mas ali qualquer coisa de Carlos Costa... Arranjar aquele cabelo, deve dar um trabalhão do caralho!! Depois vem uma gorda, que começa a dançar. Não bastava a outra, agora vem uma chinoise... Oh céus, agora falta vir quem? A Assunção Cristas?! Não gostei...

(O postcard deste país, foi gravado em... ASHDOD Port!)
22 Itália - Filho de pai egípcio e cantou alguns versos em árabe. Que batida óptima! Que voz incrível! Que mensagem importante! E a cena das palmas? Com total sentido! E, os bailarinos, estão lá a dançar, e não a mostrar os músculos! Itália a ser, indubitavelmente, um dos Big Five da noite! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... EIN ZIVAN - Cherry Blossom!)
23 Sérvia - Aos 16, ela entrou para o Conservatório. Canta uma balada clássica, na sua língua materna. Gosto do vestido que usou. É impressão minha, ou os desenhos do chão eram iguais aos que foram usados pela Rússia em 2015? Não sei porquê, mas passar ou não esta canção, é-me igual.

(O postcard deste país, foi gravado em... TEL AVIV - Israel Philharmonic Orchestra!)
24 Suiça - Com 18 anos, ganhou os "Ídolos" na Alemanha. O seu estilo Ricky Martin, fez dançar toda a gente! E sim, a coreografa desta actuação, foi a mesma que Fuego! O rapaz dança bem e, os seus biceps, dão alegria à coisa. Visto que a qualidade está tão baixa (na concorrência), ele está aqui!

(O postcard deste país, foi gravado em... Jaffa!)
25 Austrália - A coroa dela, faz-me lembrar o filme/série d"O Auto Da Compadecida", da personagem "Nossa Senhora", interpretada por Fernanda Montenegro. Não achei piadinha nenhuma aos "trava-línguas", nem à "coreografia"! Admito: dançar num pau, não é para tod@s! NotNotNot!!

(O postcard deste país, foi gravado em... HAIFA!)
26 Espanha - La venda ya cayóóóóóóóó!! Que música incrível!! Só apetece dançar e pular, e andarmos ao Malhão! Tem 23 anos e que bem que ele dançaaa! Só sei que fartei-me de abanar o rabo a ouvir isto! Pus-me aos saltos, feito uma maluca, e adorei tudo! Será que a foto inspirou-me?...
Acho que estou com calores... *.*
E abriram as linhas para o televoto! Como é habito, fez-se a habitual lambidela pelas canções em competição e, enquanto o pessoal votava, algo mágico aconteceu... Ora vejam aqui mesmo! =D



Após esse momento, a nossa vizinha (Madonna!), fala com Assi Azar sobre a Eurovisão!

Intervalo para as televisões. Enquanto isso, Lucy Ayoub, apresenta o próximo momento musical - "Idan Raichel Project". Erez Tal conversa com cantor que fará dueto com Madonna - Quavo. Lucy Ayoub, apresenta o mentalista Lior Suchard e, este, fará um jogo com os representantes de Chipre, Noruega e Suiça (comemora-se os 45 anos de "Waterloo" dos ABBA)!

Logo após o intervalo, Netta, apresenta "Nana Banana"! E, depois disso... MADONNA!!!



Madonna a ser Madonna. Repararam bem na mensagem de Paz, no fim da actuação? Israel e Palestina, a dar um abraço. Sim, quer-se Paz e, através da música, isso é possível! Viram bem o dinheiro que ela ganhou? Pudera, pagar a renda de uma casa em Lisboa, não é para tod@s!!

Após o Fecho das Votações, vimos o que se pode fazer em Tel Aviv, em apenas 3 minutos! =)

Começou, tal como é tradição, a viagem pelos 41 países a concurso e, cada um deles, deu as suas votações - aqui, ganhou, Suécia (239 pontos)! Depois, no televoto, ganhou... Noruega (291 pontos)! Contudo, na soma das votações, o vencedor da noite foi... Holanda (com 492 pontos)!

Parabéns Holanda! Eis o quadro final de classificações! Portugal não passou da 1ª Semi-Final...

Para quem quiser ver toda a Grande Final 2019. E, já agora, a Press Conferece.


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

P.S. - Este ano, na minha opinião, houve várias falhas: não só Comportamentais, bem como Técnicas. Se é tudo tão treinado, ao mais ínfimo detalhe, não é justificável alguns erros de Realização. Foi espantoso (de mau), perceber os relatos das Delegações de vários países, a queixarem-se da organização, bem como ver a falta de empatia que, alguns judeus, têm perante "os outros". =(

Sem comentários:

Enviar um comentário