Olá!
É já dia 23 de Abril que se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Como tal, resolvi dar-vos 7 recomendações literárias, para comemorar os 7 anos deste blogue e para ser uma recomendação diferente por cada dia durante uma semana inteira. Ao contrário do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, eu li todos estes livros =)
A 1ª recomendação será para o livro "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" de George Orwell.
Este é um livro que tem 3 Partes. Eu já o tinha começado a ler há uns anos mas não tinha terminado. Há uns meses decidi-me em ler o livro até ao fim.
É uma história angustiante e desesperante. É incrível como facilmente nos pomos no papel do protagonista e pensamos que não conseguirmos viver naquela pressão constante. Eu acho que preferia deixar de existir, como é comum no livro, do que viver aquela pressão constante do Grande Irmão. Percebemos a miséria comunitária e a miséria ideológica do Partido. Agora as fofocas XD Eu nunca gostei muito da Julia mas pronto, se ele gostava dela, até a engolia.... contudo, aquela grandessíssima vaca trai-o! Vaca!!!! Enquanto o O'Brien inspirou-me bastante confiança.... Pensei mesmo que ele o fosse ajudar. Cabrão.
Algo fascinante é a Novilíngua! Óptima ideia do autor!
Mais. Depois de ler o livro, percebi que, todos nós - mais cedo ou mais tarde - acabamos por nos render à conta 2 + 2 = 5. Bem, o mais evidente desta prática é feita pelos políticos mas, também nós, na nossa vida, vemos aquilo que temos de ver e nem sempre o que vemos é a realidade (o que é a realidade?)... É incrível como todos nós fazemos contas à vida de forma diferente e estamos errados ou certos, dependente do pensamento cada um de nós. Uma palavra - duplopensar.
A verdade única é algo que não existe. A verdade é feita à nossa medida. Sempre.
Eis um documentário sobre este livro:
Já há anos que quero ler "O Triunfo dos Porcos" deste mesmo autor. Já me disseram que é óptimo!..... Quero lê-loooooo!!!!
Beijinhos e portem-se mal!! ;)
Li recentemente... e não gostei... LOL
ResponderEliminarOlá Horatius!!
EliminarEntão, não gostaste?
Sim, tem fim sem esperança nenhuma... Mas é um bom exercício mental, já pensaste nisso? Não te esqueças que é um clássico e, tal como todos os livros, não agrada a todos. Eu até gostei lol =)
Beijinhos e porta-te mal!! ;)
Não o li, de qualquer maneira desse «género» recomendo «Admirável Mundo novo» de Huxley que, apesar de literariamente não ser grande coisa, mostra a grandíssima inteligência de Huxley.
ResponderEliminarFernando
Sê bem-vindo Fernando!
EliminarMuito obrigado pelo teu comentário e espero que o faças muito mais vezes!
Ahahah admites que não é grande coisa? Fantástico!
Felizmente há muitos livros que não são assim =)
Beijinhos e porta-te mal!! ;)