Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Décimas, 333

Estou todo dorido dontem!...

Doi-me bue as costas, mal me consigo mexer… Não me consigo rir ou espirrar, porque se o faço, doi-me as costelas…. Estou com uma nódoa negra do ombro esquerdo… Estou fisicamente mal… Que horror, como é que as pessoas conseguem ir aos treinos de judo?? Eu numa aulinha de merda fiquei todo magoado, quanto mais numa aula à seria!? Talvez a razão pela qual de eu estar todo partido é que fizemos os exercícios mal… mas pronto, facto é que eu estou magoado!

Hoje tive a fazer novamente contas! Já tenho uma ideia das notas que vou ter e ando a fazer contas! Ainda me martela o facto de a Professora de Português não me querer dar 3 décimas!... Amanhã tenho de ir falar com a minha DT e professora de História… Preciso que ela me mantenha a média de Historia e que, na reunião, mostre aos outros professores que preciso de décimas!...

Hoje tive a ver melhor as Faculdades e os Cursos. Não tenho muita variedade. Na área das letras há muito desemprego: Sociologia, História e Arqueologia, Psicologia e afins… Há desemprego nas Letras! Mas, não posso enveredar pelas Engenharias e nem tenho uma média que me permita ir para Relações Internacionais ou Ciência Politica! Sempre gostei de Historia.

Tive no site da Faculdade de Letras e vi o curso de Estudos Clássicos. Basicamente aquilo é Latim e Grego! Há tempos tive uma formação em que aprendi latim, obviamente que foi o Básicooo – alguns verbos e declinações (ainda outro dia vi uma colega minha dessa formação numa manifestação na televisão….). Gostei bastante e o professor dava aulas na faculdade de Lisboa – ensinava bem e era giro!! As vezes falamos no msn ou no facebook… Ainda penso que ele seja gay, mas tem tantas gajas adicionadas que me faz pensar!...

Não sei para eu Curso hei-de ir! Seguir o Curso que tem mais saída (se é que há algum!) ou o curso que amo – História ?

Como diz a Maya … “O dilema”!


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

6 comentários:

  1. Olá.

    Eu estou na Faculdade de Letras e o que me constou foi que o curso com maior taxa de empregabilidade da faculdade é Arqueologia. Com, nada mais nada menos que, 100%. Ao que parece há empresas de arqueologia em Portugal que contratam bastante. Não tenho no entanto confirmação disto. (Também pensei em ir para Arqueologia por isso quando ouvi isto fiquei :O)

    De resto sim, em Letras há desemprego em Portugal.

    Se pensas também em Relações Internacionais ou Ciência Politica digo-te já que as coisas também não estão famosas aí. Também as cheguei a considerar.

    É assim, acho que tens que procurar informar-te bem. E acima de tudo tens que escolher se queres algo de que gostas ou algo que dê emprego.

    Se fores pela segunda podes pesquisar a empregabilidade dos cursos na net. Nesse caso tenta verificar a informação duas vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco!

      Pois, calculo.... hoje em dia algum curso que tenha empregabilidade já é óptimo, então quando a taxa é de 100%!...
      Estive a informar-me junto de um bolseiro de doutoramento da FLUL e ele disse que o curso que tem mais empregabilidade na FLUL é Arqueologia. Ele disse-me que não sabia se era 100%, mas é uma grande percentagem.

      Não sei bem o curso que vou seguir...tou e pensar MUITO no assunto!

      Obrigado pela ajuda!


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  2. Na minha opinião, até porque as áreas não são assim tão diferentes (pelo menos é o que me parece) devias escolher um com empregabilidade. Se não gostares do curso podes sempre mudar no fim do ano, e provavelmente obter algumas equivalências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Coelho!

      Sim, as áreas não são muitoooo diferentes.
      Pois, irei ter em consideração a empregabilidade!! E sim, há equivalências entre os cursos... :)

      Obrigado pela dica =D


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  3. É uma questão delicada, até porque as escolhas que façamos agora reflectir-se-ão inevitavelmente no nosso futuro... E, não, quem diz que: "Bom, se não gostares, sempre podes mudar", não tem noção nenhuma do que é o esforço e do que são os gastos pessoais e financeiros de se frequentar uma faculdade nos dias de hoje.

    Tal como tu, também estive indeciso entre História (a minha verdadeira vocação e paixão) e Direito. Acabei por ser demasiadamente racional e escolhi Direito. É evidente que o mercado para juristas está saturado, mas, entre História e Direito, achei que Direito provavelmente dar-me-ia um futuro melhor. Para além disso, também sou um pouco ambicioso e História não me proporcionaria mais do que o ensino ou um cargo qualquer num museu ou numa instituição (porque a investigação em Portugal é praticamente nula!).

    Quanto a Relações Internacionais ou Ciência Política sempre me disseram: antes Direito, porque o que farás com essas licenciaturas, farás com Direito que aborda o mesmo e é bastante mais abrangente.

    Pensa bem. É talvez um dos períodos mais cruciais das nossas vidas, embora nem sempre tenhamos noção disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mark!

      Antes de mais, obrigado pela ajuda!

      Pois, é mesmo uma questão muito delicada, mais que não seja, por motivos financeiros!

      Sim, praticamente não há investigação em Portugal. Devido à crise, tudo o que não é vital, corta-se...

      Pois, de facto advocacia é um curso mais ambicioso do que História apesar de haver, como dizes, muito desemprego.

      Bem, resta-me pensar, ler e informar-se =)


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar