Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

terça-feira, 8 de março de 2011

Escola Alqueva

Olá!!!
Espero que estejam bons!
É verdade, je teve um dia muito simpático pelas terras do Além-Tejo! Visto que adoramos Visitas de Estudo - o meu professor de Historia insiste em dizer que são “Excursões”….. XD – pressionamos a nossa professora de Geografia - ela e todas as outras lool – em viajar por aqui… Até que, planeamos ir à Barragem do Alqueva e à Aldeia da Luz para ver o que houve de bom com a criação da barragem para toda aquela zona e o que houve de mau com a construção e ninguém melhor para falar do mau, do que os habitantes da Aldeia da Luz. Portanto, foram uma catrefada de turmas para a viagem!
Na nossa camioneta ficaram a nossa turma e outra de Humanidades e 5 professores.
A viagem é enorme…. E portanto, começamos a fazer um duelo entre as turmas…… como? É fácil!! Qual das turmas cantava mais alto e a versão mais roqueira de musicas infantis! XD Mas como há poucas musicas infantis, partimos para a Ágata, Marco Paulo, Tony Carreira…… Depois, para ver quem realmente ganhava, um “representante” da outra turma, foi contar anedotas (sem qualquer piada) e eu fui escolhido para ir “representar” a minha turma…. Como não sei muitas anedotas, disse duas quadras: uma de Fernando Pessoa (“O poeta é um fingidor….”) e outra de António Aleixo (“Uma mosca sem valor….”). Ganhamos! XD Conclusão, a minha turma ficou rouca, mas com o ego em alta! XD
Chegamos à barragem do Alqueva. Aquilo é enorme!! Nós só pensávamos que a barragem ia ceder e íamos todos pro galheiro LOL mas vá, não cedeu :P
No cimo da barragem, estivemos a ouvir toda a sua teoria – datas importantes, Km’s de margens (é maior que toda a margem de costa portuguesa), influencias em determinadas culturas…. Depois pensamos em comer em algum sítio perto da barragem… mas como éramos tantos, não havia espaço para todos. Fomos então para a Aldeia do Alqueva almoçar.
Na Aldeia do Alqueva, os professores deram-nos uma hora e meia para estar no local onde estavam as camionetas mas já almoçados – podíamos comer onde quiséssemos, mas na Aldeia xD Portanto, o meu grupinho tinha combinado fazer um piquenique em vez de ir a um restaurante onde se calhar nem havia logística para dar de comer a tanta gente… e o tempo estava bom e tudo!! :D Cada um de nós tinha levado para casa uma tarefa gastronómica, e eu, fiquei encarregue de fritar uma embalagem de croquetes e de levar dois pacotes de batatas fritas lol o nosso piquenique estava óptimo! Comemos à vontade e ainda sobrou comida :) Entretanto tiramos mais unas dezenas de fotos e uns videozitos… lol
À tarde fomos para a Aldeia da Luz. Aqui, estávamos divididos em grupo e o meu grupo não era o mesmo do que o grupo do almoço. Levamos inquéritos para fazer e conseguimos fazer todos! Mas, a Aldeia estava um deserto…. Tinha umas 30 pessoas, no máximo…… posso dizer que conheço a aldeia toda... Conhece-se em uma hora!! É muito pequena e muito idosa… só havia um café… fizemos inquéritos e percebemos que passam grandes dificuldades e tiveram um grande desgosto em ir para a Nova Aldeia da Luz…. Eles só têm medico uma vez por semana e qualquer cosia que precisem, têm de ir a Mourão ou a Évora.. que ficam a quilómetros!!!!! Eles precisavam de um incentivo… aliás, as impressas deviam ir para lá, dinamizando a Terra.
Na viagem de regresso, estando mais calmos (comparando na explosão que fizemos de manha.. lol), deu para apreciar a beleza do Alentejo. Estava verde e bastante calmo. Apetecia-nos fazer aquela viajem toda a noite. Foi um dia exausto mas muito divertido! Tiramos cerca de 300 e tal fotos (lool). Uma coisa engraçada, que não posso deixar de prenunciar: no café da Aldeia da Luz, fomos lá e fiz o questionário a um grupo de jovens que estavam a jogar aos Dardos e um deles não parava de olhar para mim…. A olhar-me nos olhos…… lololol O rapaz até era giro…. XD
Mas bem, fica o apontamento: O Alentejo é para se ir apreciar!

Beijinhos e portem-se mal!! ;)