Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Qual Dignidade?!

Olá!
Hoje apresento-vos um texto invulgar.
Não vou falar exactamente de mim, mas do que me rodeia.
Como já devem ter percebido, tive uma Educação bastante rígida e que não me dava espaço para manobra. Os meus pais, são ‘do outro tempo’. A minha mãe faz 52 anos e o meu pai 46 e viveram coisas más. Vieram de famílias não muito ricas e sempre – desde pequenos - tiveram que trabalhar nos campos para poder ter um prato de comida na mesa. E eles passaram-me valores. Entre muita coisa, passaram-me valores. Passaram-me a Honra, o Respeito, a Dignidade, entre outros. Aprendi que, quando faço alguma acção, tenho de estar preparado para as consequências: sejam elas boas ou péssimas e aí, de cabeça levantada, assumir a Responsabilidade dos meus actos. Da rígida Educação que tive, agradeço isso aos meus pais, pois sei que o que tenho - os valores que me passaram -, não se compra ou se aluga. Transmite-se e essa transmissão demora anos e anos (provavelmente, essa transmissão nunca acabará). Assim, acho que sou um Homem com Dignidade, Honra e Respeito. Também – para além dos meus pais – tenho uma família que me transmitiu isso. Sempre ‘deram-me na cabeça’ para essas ‘coisas’: Dignidade, Honra e Respeito. Achava ‘isso’ uma tremenda seca, mas lá ouvia e dizia que sim – mesmo sem estar a ligar nenhuma… - hoje, dou valor ao que me disseram.
Respeito, Dignidade e Honra.
Faço, ou tento fazer a minha vida com esses valores cimeiros – Respeito, Dignidade e Honra.

Tenho visto – por ai – pessoas que não tiveram a mesma sorte - chamo-lhe sorte – que eu. Vejo pessoas que não têm Respeito, Dignidade e Honra. E isso entristece-me pois, acho que são dos valores mais importantes que existem. E, essas pessoas que vejo – e que me entristecem – não são os quarentões, ou os trintões - esses, já deviam ter essas valores mais que assimilados – falo da ‘minha geração’ . Falo dos Homens e Mulheres dos seus 12 aos 25 anos - por aí.
Noto que, estão a ser formadas pessoas (os tais Homens e Mulheres) que não têm qualquer Respeito, Dignidade e Honra. E isso é por culpa de quem?! Sim, dos papás e (obviamente) da televisão, Internet…. Está a ser passada uma Educação do tipo – “ ‘bora lá curtir esta cena da vida pá, que a vida é só dois dias.”
Isto, até pode ser muito giro de se dizer ou muito ‘cool’ de se fazer mas…… e as Consequências?! Sim, porque tudo na vida tem consequências….. Não podemos levar a nossa vida com leviandade. Temos de ter Respeito, Dignidade e Honra.
Há aí, muita malta que acha muita piada em ser ‘putinha’ – passo a explicar a minha definição de ‘putinha’ : sujeito que desfruta da sua vida, sem pensar nas consequências que os seus actos implicam e sem precaução. Sendo um exemplo: o fazer sexo sem preservativo e independentemente do estado de saúde do parceiro/a e fazem-no frequentemente – sendo esse parceiro/a incerto. É também uma pessoa que, não tendo Amor-próprio, Respeito por si mesmo, Dignidade e Honra pessoal, fazem da sua vida um putedo. Não é uma pessoa feliz, porque está demasiado concentrada na sua vida promíscua, leviana e inconsequente. Não sabe pensar por si mesmo. Vêm-se e gostam de ser vistas como um objecto/desejo sexual. Normalmente, têm um triste fim. (fim de definição)
Assim, digo que está a ser formada uma juventude de “putinha’s”. E isso entristece-me. A juventude LGBT está a ser ‘levada’ para um caminho, que não transmite os valores: Respeito, Dignidade e Honra. Sei, que muitas das vezes essas pessoas não têm quem lhes ‘puxe as orelhas’ e eu – felizmente – tenho. Tenho um tio fantástico, que me sabe transmitir (e muito bem) a Honra, Dignidade e Respeito. Não é por sermos LGBT, que vamos deixar de ter esses 3 valores. Somos pessoas, somos Humanos, tal como os ‘outros’.
(Pensei mas, não vou por os números AlermanteS dos casos de VIH/Sida que existem… está a aumentar – e muito – por entre a Comunidade LGBT….. Se quiserem saber dados concretos, é só pesquisar)
Apesar de eu, aqui no blog, as vezes falar de uma forma mais ‘leviana’, espero que saibam ler bem as entre linhas e os ‘bonecos’ que ponho. Tenho uma forma de escrita muito irónica e engraçada e muitas das vezes, não reflecte bem o que penso. Mas isso, penso que vocês já o saibam.
E, se um blog serve para alguma coisa, deve servir para alertar as pessoas que o lêem: Não vivam uma vida de ‘banalidades’ e de inconsequências. Tenham e ganhem Respeito por vocês mesmos – pelo vosso corpo e mente; tenham Dignidade e Honra pessoal. Sejam Homens e Mulheres dignos e vivam a vossa vida, com os maiores prazeres, mas sempre atentos e alertas dos perigos e, acima de tudo, tenham os três valores bem presentes: Respeito, Dignidade e Honra!

Deixo-vos um vídeo, da brilhante cantora, Sarah Brightman...



... ‘E o caminho que você escolhe, é uma questão de honra….’ Brilhante frase.
E assim me vou, mas fica prometida uma vinda xD lol

Beijinhos e portem-se mal!! ;)

4 comentários:

  1. Amei o teu texto, acho que nunca cheguei a ver a tua "faceta séria" aqui no blog, pareces ser sempre muito descontraido. E realmente o que dizes é verdade, infelizmente.
    Acho que de vez em quando pudias escrever um post deste género, tens jeito.

    Fica bem, abraço.

    ResponderEliminar
  2. Acho que isso de não ter valores não é geral e nem la perto...
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bom texto rapaz. Diferente do habitual e bem elaborado e levantas um problema sério. Que muitos te ouçam que bem precisam.

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente!
    Dignidade, honra e respeito? Isto já praticamente não existe.
    E óptimo texto!!! Parabéns pelo blog!
    Abreijos!

    ResponderEliminar