Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Férias 1ºSemestre

Boa noite!

Bem, já há muito que não escrevia sobre a faculdade...!

Há que começar por dizer que, tenho um misto de amor/ódio pelo meu curso. Tal como já disse anteriormente, os professores são globalmente incompetentes e, sobre os colegas... já não me dou com praticamente ninguém.

Não consigo perceber, por mais que tente, a situação das invejas, má educação, rancor - pura maldade... No fim do semestre, já fazia um esforço enorme para ir para as aulas (só me apetecia faltar) - na maior parte das vezes, entrava mudo e saia calado - falo com uma ou duas pessoas.

Não tinha a noção da enorme competição que, algumas pessoas têm, relativamente às notas que vamos tendo e, fazem tudo para descredibilizar alguns colegas, à frente de professores e de outros colegas. Por exemplo: tenho um colega que, em frente de um professor nosso, começou a humilhar-me com bastante afinco (a chamar-me "nomes") relativamente a uma nota que tive (5 valores e tal) e, uma outra colega minha, no fim de uma aula (e dentro da sala, com o professor lá dentro), quis bater-me... Pois, a situação está neste ponto. Apesar de me sentir tentado, não tomo nenhum calmante embora, chore com alguma frequência. Todavia, num dos últimos testes que fizemos, eu surpreendi todos (e até eu mesmo lol), tendo a melhor nota, naquela cadeira, de todo o 1ºano... ora, mais um motivo para engolirem em seco e deixarem de me falar. Juro que não percebo - eu não faço isso a ninguém. Por tudo isto, apetece-me frequentemente não ir às aulas e, se vou, estou na minha e não finjo sorrisos - até porque, posso ser tudo, menos hipócrita.

Tenho noção que não sou um bom aluno. Estudo pouco ou nada e, isso acaba por se reflectir nas notas. Chumbei a duas cadeiras - uma delas tinha muitas contas e, outra, nem tanto lol O resto, safei-me. Pensei em fazer melhoria a uma ou duas cadeiras (tinha a noção que conseguiria subir alguns valores) mas, como não sei se me manterei neste curso no próximo ano, resolvi manter tudo como estava. Para as cadeiras que chumbei, não apareci nos exames finais... não achei que ia melhorar.

No meu dia-a-dia, passo quase todo o tempo na cama, a dormir. Levanto-me para arranjar-me e ir às aulas, como e volto para a cama... durmo imenso... porém, nos últimos dias de aulas, cheguei a dormir 2 e 4 horas por dia, dias seguidos. Entre os meus "estados de espírito", tento dar o meu melhor.

Andar na faculdade também tem-me permitido descobrir melhor os pontos pontos fortes e fracos. Descobri, que sou muito bom a apresentar trabalhos, pontos de vista, etc etc etc mas, aquando das orais, sou uma nódoa.... fico extremamente nervoso e bloqueio...  tive orais com júri de uma pessoa e de duas pessoas, com publico... bahh... não, orais não é de todo o meu forte, apesar de saber a matéria... bahh... depois, desci a pique... motiva muito tentar ser bom aluno se depois, nas orais, desce-se... =(

Por fim, certamente lembrar-se-ão, do gay que estava na minha turma e que, depois de ter conversado com ele, deixou de me falar... pois, ele apareceu apenas uns dias e deixou de ir e nem apareceu nos exames. Seguindo - contudo, há algo que devo dizer que, na altura não disse: recordam-se que gostava bastante dele? Então, uma vez, resolvi ser cabrão. Como? Ora, ser cabrão é tãoooo simples: levei umas calças bem justinhas (tamanho 38) e, tal como sabem, tenho "cu de preta" (camisa por dentro das calças e tal...)... naquele dia da semana, tínhamos de subir escadas e, o que eu fiz? Pus-me à frente dele e, subia as escadas de uma forma... como poderei dizer.... sexy?! XD Cheguei a apanha-lo a olhar fixamente para o meu rabo, mas fingia que não via nada. Nesse mesmo dia e como era habitual naquela sala, sentava-me exactamente na direcção dele e, quando acabou a aula, levantei-me e, virei-me naturalmente para arrumar a cadeira, esquecendo que ele podia estar a mirar-me "os bolsos de trás" e, apanhei-o a "babar-se", no qual eu nada disse (agi normalmente, como se não visse nada), mas ele teve necessidade de se explicar:"Ahh... tens as ancas largas....." WTF - ancas largaras? Mal ele acabou de dizer aquilo, engoliu em seco, pois apercebeu-se da merda que tinha dito, mas eu respondi, "Não tenho ancas largas. Sou naturalmente assim..." eu a provocar, néh?! XD Ele disse a sorrir, "Pois!". Enfim, já é carta fora do baralho. Psst?? Neeeexxtttt!

Porque esta música motiva-me tantoooo, antes de ir para as aulas!
(E o 2º Semestre, começará em breve!...)




Beijinhos e portem-se mal!! ;)

4 comentários:

  1. E já ponderaste a ideia de mudar de turma? acho que se pode fazer....e essa da colega te bater ....fazes queixa ! olha lá estares a dormir muito é bem capaz de ser inicio de depressão....tem cuidado com isso... e se precisares de desabafar estou " sempre" no face. Abraço grande!!!

    ResponderEliminar
  2. Quando, há 25 anos entrei na faculdade, as coisas eram muito diferentes (pelo menos vivi-as dessa forma). Não havia a mesma competição, pelo menos nas engenharias, apenas queiramos terminar o curso, sem preocupação de maior com as notas e com um percurso o mais divertido possível.

    ResponderEliminar
  3. Várias coisas.

    Primeiro ponto, estás com uma depressão. Pelo que escreveste num post anterior já tomas fluoxetina, mas por experiência própria, sei que isso não é grande coisa. Eu tive de tomar e supostamente ainda deveria tomar, mas parei de repente. Aquilo estava a fazer-me mais mal do que bem. além de ser uma frustração para o que nós sabemos [OMFG! PESADELO!], deixa-nos bastante cansados. Pelo menos a mim deixava-me com sono, mas dormia mal e porcamente. Mas isso também se deve às consequências que me levaram ao médico - a morte do meu irmão - e a ele me colocar a tomar aquilo. Ainda devia estar a tomar, mas como disse acima, um dia decidi parar. Da primeira vez, só me aguentei algumas semanas, depois tive uma crise e stress e ansiedade na escola. Voltei a recomeçar, mas não me sentia melhor. Decidi parar nessa altura e tentar outras formas de vencer a depressão. é precisa muita força de vontade e nem sempre se consegue estar bem. Mas pelo menos estou melhor agora.

    Segundo ponto. As coisas na tua faculdade são de facto muito más. Tens a certeza que te sentes realizado num ambiente tão hostil? A mim quer-me parecer que não. pondera bem, agora durante as férias, o rumo que deves tomar a médio prazo - quando acabar o ano lectivo. Se ficas nessa faculdade, se mudas para outra, ou até se mudas de curso. Não me parece que estejas feliz assim.

    Terceiro ponto. cuidado com essa "pêga" que te quis bater dentro da sala de aula. Um dia podes acordar com os "pés fora da cama" e se ela te provocar, passares das palavras à acção, por perderes a cabeça. Evita-a. faz por não lhe ligares. A indiferença e o desprezo são as melhores armas contra este tipo de gente. por vezes não é facil... eu sei disso. Mas estando de sobreaviso, é melhor. ^^

    Quarto. fofo, tu sabes que tens aqui deste lado quem te escuta, te apoia, te ouve. Não guardes tudo só para ti. Já tens o meu contacto, quando precisares de desabafar, partilhar alguma coisa, ou até simplesmente descarregar, pah, liga-me!

    Os amigos são para todos os momentos, ok? :)

    Beijão e grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Tenho que começar por dizer que não sei bem o que dizer depois de ler o que escreveste.
    Não tenho pretensões de conseguir ter respostas para dar.
    De qualquer forma já passei por algumas das coisas que falas e pensei partilhar contigo da minha experiência.

    Dizes ter amor/ódio pelo curso.Deduzo que o amor seja pelo curso que escolheste e o ódio do que falas depois.

    Professores e colegas idiotas existem aos magotes.
    Aliás quando estive na faculdade não foram raras as vezes que encontrava alguém a chorar à porta da sala de aula ou na casa de banho devido a uns ou a outros.
    Como te indicaram antes, podes sempre mudar de turma / de faculdade mas ... e se depois encontras a mesma situação embora
    noutro local ?

    Falas com uma ou duas pessoas ? Muitas vezes basta isso. No meu caso éramos 2 underdogs a que se juntaram três mais tarde.
    Parece um cliché cinematográfico, mas bastante verdadeiro.

    Tal como contigo era "(...) a situação das invejas, má educação, rancor - pura maldade (...) ah e não esquecer o desprezo... tão bom ( estou a falar ironicamente, claro ).
    Tudo isso sentimos na pele e tudo foi descartado porque gostávamos imenso uns dos outros e queríamos levar o curso em frente.
    Para todos nos conhecermos tivemos que por lá estar presentes e não desaparecer. Entrámos todos em anos diferentes.

    Os colegas deixarem de falar porque tivemos notas melhores ...parece mentira não é ?... Também me aconteceu.
    O problema era deles ...não nosso.

    E alunos de outros cursos/ outras turmas ? Não conheces ninguém ? Tens que dar tempo ao tempo.

    Tiveste 5 a um teste ? E ? Eu cheguei a ter 6 ... Não somos impermeáveis ao que se passa na nossa vida fora e dentro da faculdade.

    "Tenho noção que não sou um bom aluno. Estudo pouco ou nada e, isso acaba por se reflectir nas notas."
    E mesmo assim tiveste a melhor nota àquela cadeira :) .

    "Chumbei a duas cadeiras - uma delas tinha muitas contas e, outra, nem tanto lol O resto, safei-me. "
    Podes fazê-las mais tarde. A questão que se coloca é : Tu gostas do curso ? Não estou a falar dos professores / dos colegas/ etc..etc..
    Estou a falar do que queres e podes potencialmente aprender.

    "Para as cadeiras que chumbei, não apareci nos exames finais... não achei que ia melhorar."
    Isto nunca ( NUNCA! ) se faz porque quanto muito vês como os professores fazem os exames e normalmente os exames são sempre mais acessíveis no real do que na nossa cabeça.

    "No meu dia-a-dia, passo quase todo o tempo na cama, a dormir. Levanto-me para arranjar-me e ir às aulas, como e volto para a cama...
    durmo imenso... porém, nos últimos dias de aulas, cheguei a dormir 2 e 4 horas por dia, dias seguidos. Entre os meus "estados de espírito"
    , tento dar o meu melhor."

    Ora bem ... dormir muito alternado com insónias... não vou fazer juízos de situações que não consigo avaliar... mas posso dizer também que já
    tive estes momentos.
    O que resultou? Fui andar ... Andava todos os dias ( todos os dias !! ) nos parques, nas ruas, à beira mar/ rio... quilómetros.
    Quando dei conta andava porque gostava e comecei a apreciar ( e a lavar :D ) as vistas. É incrível o que se perde estando-se fechado em casa.
    Comecei a dormir bem e a deixar de ter insónias... tenta este método existem inúmeros grupos que se organizam para o fazer... O que tens a perder ?

    Espero que não leves a mal o testamento...

    ResponderEliminar