Até 4 de Agosto, participa por e-mail, no passatempo da Modus Vivendi, onde poderás GANHAR 120€ em produtos à tua escolha! Aceitas o desafio? =P

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Banco Alimentar Contra a Fome

Boa noite!

Em Dezembro, ir-se-á realizar em Lisboa, o 1º Sunset Solidário da Blogosfera! Depois de o ter anunciado em Setembro, e de ter recebido várias sugestões de projectos e organizações que podiam ser o beneficiário de 2017, foi o momento ideal para a 2ª fase: a eleição do beneficiário desta 1ª Edição! Pois bem, este é o momento tão esperado - a revelação do beneficiário desta 1ª Edição!
A autoria deste banner é da leitora Magg. Obrigadooo! =)
Sunset Solidário da Blogosfera tem como objectivo juntar todos aqueles que, através de um convívio saudável e consciente, queiram apoiar financeiramente um projecto ou uma organização, presente na sociedade civil e que mereça, pela sua actividade desenvolvida em prol da comunidade, o reconhecimento, manifesto, dos participantes.

Após o fecho das votações, no passado dia 24 de Novembro, somei os votos entre os 10 nomeados e cheguei a um eleito. Os votos só foram válidos, aqueles que recebi através do meu e-mail.

Antes de mais, gostaria de dizer que, todos os projectos ou organizações indicados e, todos os projectos ou organizações nomeados, mereceram o meu maior respeito e - deixem-me que vos diga -, chegaram-me histórias de vida incríveis, de como a vida de tantas pessoas mudou através destes projectos ou organizações. Contudo, aqui a matemática é rainha: foi eleito, quem obteve mais votos.

O projecto ou organização que, no vosso entender, deverá ser o beneficiário desta 1ª Edição do Sunset Solidário da Blogosfera foi... o Banco Alimentar Contra a Fome!



Os Bancos Alimentares abastecem, ao longo de todo o ano, instituições de solidariedade com actividade em Portugal. Para além da entrega gratuita de alimentos destinados às pessoas com carências alimentares, os Bancos Alimentares acompanham e partilham a ação das instituições no sentido de lutar contra a exclusão social.

Os Bancos Alimentares possuem uma organização logística profissional para:

• a recolha e o encaminhamento de produtos alimentares;
• a sua triagem e armazenagem;
• o controlo de qualidade;
• rede de frio;

O que é o Banco Alimentar Contra a Fome?

O Banco Alimentar Contra a Fome é uma resposta necessária mas provisória porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).

Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.

São organizações de pessoas de boa vontade que, juntando os seus esforços de uma forma voluntária, pretendem minorar o problema da fome numa determinada região.

Qual o objetivo principal do Banco Alimentar?

O objetivo principal do Banco Alimentar, é a luta contra o desperdício. Numa economia de mercado que gera excedentes alimentares em perfeitas condições de consumo, mas que por razões diversas não são comercializáveis, a postura de gratuitidade dos Bancos Alimentares chega a ser provocatória.



Em virtude de ter sido eleito o Banco Alimentar Contra a Fome, contactei-os afim de indagar sobre o seu interesse (ou não), em receber apoios pecuniários resultantes deste evento. Contudo, fui informado por quem de direito que, em virtude de se encontrarem cheios de trabalho para a acção que vai ocorrer neste fim-de-semana, não haverá nenhuma pessoa para ir ao Sunset, a representar o Banco Alimentar no qual - ainda acrescentaram - agradecem e reconhecem o gesto de todos nós.

Informaram ainda que, visto que o número de pessoas a solicitar apoio às instituições que o Banco Alimentar apoia são cada vez mais, preferem que os apoios não sejam pecuniários mas sim, em espécie. Isto é, em virtude de estarem a apoiar quase meio milhão de homens, mulheres, e crianças, preferem que todos nós os apoiemos através de doação de bens alimentares e não, em dinheiro.

Eu, naturalmente, irei respeitar a decisão do Banco Alimentar Contra a Fome.
Nenhum bem alimentar ser-me-á entregue. A entrega dos bens alimentares será feita, única e exclusivamente, nos pontos de recolha autorizados para o devido efeito, nos dias 1, 2 e 3.

Assim, peço a todos (quer tenham participado ou não, na eleição do beneficiário desta 1ª Edição do Sunset Solidário da Blogosfera), que contribuam, mediante as suas possibilidades, nesta acção.

Se me permitem, recordo-vos o que deve constar "obrigatoriamente" nos sacos:

> Óleo
> Leite
> Atum
> Azeite
> Açúcar
> Salsichas

Caso ainda possam, devem doar: arroz, massas secas, enlatados de leguminosas, bolachas, cereais de pequeno-almoço, e artigos de higiene.

Se mesmo assim, ainda tiverem orçamento, adocem quem mais precisa: chocolates, compotas, tortas, sumos, fraldas, e papas para bebés.

(Recordo que, muitos os bens que existiam nos Bancos Alimentares fora das zonas de incêndios, fizeram chegar grande parte dos seus stocks, para as zonas mais afectadas pela tragédia dos fogos.)

Bom, mas eu ainda não falei nada sobre o Sunset... e nem irei falar! =P

Todos aqueles que revelarem interesse em participar no evento, serão unicamente contactados por e-mail, a fim de se combinar o que há para combinar contudo, uma coisa é certa: será um encontro com uma boa vibe, onde todos serão bem-vindos (desde que venham por bem)!
Este encontro, realizar-se-á em Lisboa, no próximo mês de Dezembro.

Este encontro, à semelhança de todos os outros, será recheado de boas conversas, gargalhadas e boa disposição! E sim, no Sunset não faltarão bons comes e bebes! Estejam atentos ao vosso e-mail!!

Em Dezembro, irei dizer-vos como foi o 1º Sunset Solidário da Blogosfera!

Dias 1, 2 e 3 de Dezembro, alimentem esta ideia.




Beijinhos e portem-se mal!! ;)