Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Aquele Lugar Que Não Existe

Olá!

Um dos prazeres que tenho, é comer. Comer qualquer coisa! Isto de ter sangue do Centro e Norte do país, faz-me ser boa boca! Desde sopas grossas, a dobrada, feijoada... comigo, marcha tudo! Ahah!

Porque, nesta Era de tudo ter de ser sexy, há algo para o qual ninguém tem pachorra: puritanismos gastronómicos! Se alguém gosta de míscaros, que os coma (já agora, sabem onde se venda em Lisboa? É raríssimo encontrar!), sem qualquer problema em assumir esse facto! Vivemos também uma Era incrível: a nossa. Por isto tudo, e um par de botas, temos o dever de sermos (muito!) felizes! =D

Antes que me esqueça (uma pessoa começa a falar, e depois esquece-se de dar os recados): Já me seguem no Instagram, certo?! Lá, constarão imagens que não virão para aqui, em relação a temas passados, actuais, e futuros. Por lá, podem estar a par de TODAS as novidades! E partilhem, sff!! =)
Para quem gosta de chocolate e caramelo, esta é a sobremesa ideal!
O tema de hoje é... a comida! Mas não só a comida. É sobre o Amor! Mas não só o Amor. É sobre a modernidade. Mas não só a modernidade. É sobre, claro, o bairro de (e é e é e é) Marvila (é que é)!

Nos anos 60, era um bairro pobre, de gentes provenientes da fome existente na zona rural e, devido à Estação de comboio do Braço de Prata, vinham milhares trabalhar nas fábricas ali existentes (entre as quais, de tabaco). Nas décadas de 80 e 90, as fabricas foram embora, dando assim trabalho às pessoas, devido há grande obra - a Expo '98 - assim, o centro do bairro, outrora cheio de vida, foi ficando abandonado, tornando-se um bairro apenas conhecido devido ao Domingos Barreiro, ou ao Teatro Meridional. Actualmente, é graças aos creators, que os velhos edifícios desta zona oriental de Lisboa, estão a ser recuperados, dando assim lugar a pólos de empregabilidade, de inovação, e cultura. Hoje, o que se passa ali, já o pode ser feito à luz do dia, e as pequenas doses, vendidas como se ouro se tratasse, dá lugar a cartões de visita, prometendo um regresso, fechando negócios Win-Win! Mas desenganasse, quem pensa que só meia-dúzia de alfacinhas, é que conhece o bairro!
A decoração é desconcertantemente maravilhosa! 
O "Bairro secreto de Lisboa", tal como chamado pelo Jornal "El País", está "encaixado" entre Alfama e o Parque das Nações. Segundo a mesma fonte, podemos só comparar o bairro, a outros 17 locais!

Marvila, é descrita como sendo a “next-big-thing” da capital, com um estilo "industrial chic", estando já associada aos bairros mais coqueluche/trendy de Lisboa. Quero com isto dizer, que não corremos o risco de acontecer-nos o mesmo que ocorreu ao TripAdvisor, com o The Shed at Dulwich!! Ahahah!

Tal como sabemos, o conceito de restauração em Lisboa, resume-se a hamburgarias disto, tabernas daquilo, gourmet's de coisa-nenhuma, bairros com nomes de Chefs, e wine bars... sempre com ceviches à mistura. Assim, apresento-vos uma pedrada no charco, o restaurante mais cool de Lisboa!
Eis a minha pizza... divinal!
Marvila não é totalmente desconhecida para mim. Na Fábrica do Braço de Prata, também há um restaurante incrível mas, nem se pode comprar Aquele Lugar Que Não Existe... Este sítio, não tem site; página de facebook; instagram; número ou letreiro a identificar o local. Só se sabe que existe, através do "boca a boca" e, sabem quem me falou disto? Os meus queridíssimos (e fofos!) alunos!

O meu texto de hoje, pode parecer algo bipolar todavia, baseia-se a duas idas a este local, em 2018: uma em Julho, e outra em Dezembro. Deste modo, começo pelo fim... os aspectos negativos. Visto que o restaurante é um gigante armazém, e no fim do dia no Verão, tipicamente, está mais fresco na rua do que nos locais fechados, eles usam a estratégia de ligar ventoinhas e fazer corrente de ar (tendo as portas abertas)... não é boa ideia! No Inverno, têm dois fornos de lenha a aquecer o local contudo, visto que estão incessantemente a pôr lenha, estão sempre a fazer levantar cinzas, e há pessoas a comer a poucos metros... já para não falar do cheiro a fumo (que também fica na roupa!)!

O principal ponto positivo deste local, é a decoração. É um caos organizado e, cuidadosamente, pensado. O facto de não ter qualquer divulgação nos media tradicionais, dá ao local uma certa mística.
Até a casa-de-banho, tem um urinol pousado num banco! Imaginem o resto! =D
Todavia, encontramos tudo na net, inclusive o número de telefone do local. Uma coisa posso desde já garantir-vos: reservem sempre, que eles andam constantemente, cheios de gente! Ora, liguei para lá, um bocado a medo (o número que tinha podia estar errado), e pergunto se estou a ligar para "Aquele Lugar Que Não Existe", ao que me respondem que não, "Se não existe, não pode ligar... não se liga para um local que não existe". Demorei uns nano-segundos a processar a piada, e reservei mesa!...

O que posso dizer do local? Tem um ambiente super engraçado, o atendimento é extremamente atencioso e, a comida é muitíssimo boa! Só é pena que, das vezes que fui lá, tive que pedir sempre uma mudança de local, visto que nem todas as "mesas", são confortáveis ao ponto de ter uma refeição normal. Os preços, estão dentro da norma: o jantar (à carta) ronda os 20€, e o almoço (buffet) os 15€.

Agora dizem-me, e bem, que este conceito não é inteiramente novo em Lisboa. Pois não. Agora o Alexandre Assunção, dono d'Aquele Lugar Em Alcântara, não pode ter Aquele Lugar Que Não Existe, em Marvila? O mesmo dono, agora apenas com este magnifico restaurante, que "não existe"! =)
Cheesecake de frutos vemelhos, com um saborzinho a vinho do Porto...
O que podem comer por lá? Simples! Comida indiana, italiana, portuguesa... as pizzas são excelentes, feitas em fornos de lenha! Eu que nem sou fã de lentilhas, comi uma sopa de lentilhas com gengibre - recomendo! Ainda têm saladas fritas, e imensos sumos naturais feitos por eles (são óptimos!)!! O menu, é digno de uma aprofundada leitura... é hilariante! Está repleto de imagens tipo kamasutra, onde dão ênfase ao prato em questão. E o nome das pizzas? Temos a Tailandesa de Sintra, A Mexicana de Samora Correia, a Transmontana do Azerbeijão, a Vietnamita de Chelas, a Italiana da Lourinhã... =D

Para quem é vegetariano, vegan, ou queira opções sem glúten, também podem comer aqui. Digo-vos uma coisa, a Lasanha de Legumes, é do melhor que encontram por aí! Também experimentei outros pratos mas, como sou muito sensível ao picante, acabei por provar pouco de cada (mas fi-lo!).
Que tal comer num andaime? Pelo menos têm mesa... Ahahah!
Insisto! Marvila, é o reduto hipster da cidade, sendo um dos bairros mais criativos e surpreendentes de Lisboa! Sei que muitos, só irão comemorar o Dia dos Namorados este fim-de-semana todavia, já não sabem onde levar a vossa cara-metade... agora já sabem! Não sabem onde levar a jantar aquela pessoa, que querem impressionar? Agora já sabem. Não sabem onde poderão fazer um jantar de amigos, mas fora do centro histórico da cidade?... Agora, já sabem! Aproveitem, e comam felicidade!

A música portuguesa, a boa música, os poemas - não têm cor. Porque isto cantou-se na Eurovisão! =)




Beijinhos e portem-se mal!! ;)

1 comentário:

  1. "... nesta Era de tudo ser sexy..."

    Desde quando magreza é sinónimo de sexy? Eu sou gordo e não deixo de ser sexy. Quem não goste que ponha na borda do prato!

    ResponderEliminar