Já há muito que não falo de livros mas, desta vez, faço-vos uma recomendação de Natal... que também se pode lida durante todo o ano, pois está claro! =)
Em Junho, fui ao lançamento do livro "Os últimos dias do Rei", de Nuno Galopim (radialista e escreve para o Expresso, Blitz, Time Out e Metropolis), na Fnac do Chiado e eu, claro que marquei presença. Porquê? Por vários motivos: é um romance (e 1ª obra de ficção) e envolve História de Portugal!
A dedicatória, fazendo um trocadilho com referência ao meu blogue! =) |
O livro é fantástico contudo, não consigo gostar de tudo.
A parte histórica está sensacional (inclusive, chorei [literalmente] na parte em que acontece o Regicídio) - até porque, muito do que se relata aconteceu e, isso, transportou-me para há um século atrás!! Todavia, o livro tem uma diferença (em relação aos outros!)...
O Nuno, a par do relato da vida do Rei D. Manuel II, faz um paralelismo com a actualidade - 2016! Nos capítulos dedicados à actualidade, fala-se da realidade deste século: a tecnologia (pen's, e-books, por aí fora) e, para mim que não sou nada ligado a estas modernices, causa-me algum choque (e atrevimento! lol) por se falar de História com modernidade... e, por isso, fazendo referência ao meu analfabetismo tecnológico e até mesmo cultural, não consigo dar 20 valores! =/
Tenho a certeza que, conseguirei dar 20 em 20, quando o livro passar a série ou no cinema (têm dúvidas? É que eu não tenho!)!
Para quem gosta de História, do século XX, de Portugal e de Inglaterra... para quem gosta da República ou da Monarquia, ou para quem conhece ou não este nosso último Rei: compre o livro.
Eis o que se ouvia quando o nosso último rei morreu, Fred Astaire.
Beijinhos e portem-se mal!! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário