Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia da Vitória 70anos

Olá!

Comemora-se amanhã o Dia da Vitória Aliada e da  rendição das tropas hitlerianas. Há 70 anos que a guerra acabou! Três urras - urra, UrrA, URRA!

É impensável hoje em dia vivermos em guerra.... com bombas a cair aqui e ali e com racionamento de comida.... Só consegui perceber melhor a 2ªGrande Guerra, com a leitura do magnifico livro "Diário de Anne Frank". Apenas li esse livro uma vez e foi bastante tocante e essencial para a minha percepção da história. Toda aquela descrição do dia-a-dia é um documento histórico que ganha vida sempre que alguém o lê! Fantástico! Depois, aqueles desaguisados com a mãe e a paixão pelo rapaz... cativante, verdadeiro, imprescindível. Faz-nos pensar que nós próprios poderíamos ter sido a Anne e que, evitaremos ao máximo, as situações que ela viveu.

Também não podemos esquecer, obviamente, a situação homossexual na 2ªGuerra Mundial contudo, sobre esse assunto, não sei o suficiente para falar nele.

Outra coisa que não se pode esquecer, é o clima nacionalista que está a surgir galopantemente em França, com a Le Pen. Em Portugal também existe mas, felizmente, nunca teve grande impacto eleitoral... Só conseguiu ter mais porque, os Gato Fedorento, gozaram com o cartaz da rotunda do Marquês de Pombal.

Cabe a cada um de nós evitar que tudo isto volte a acontecer. Cabe a todos nós estarmos cientes em quem votamos e sermos activistas.... cada um à sua maneira tem o poder de mudar o Mundo... nem que seja a rua onde vive =)

Espero sinceramente que esta paz no ocidente continue por mais 70 anos! Significa que os povos conseguem viver e ser livres e que a democracia, apesar de ter as suas falhas, conseguirá ser o melhor regime político.

Para conseguirmos olhar para o futuro, não podemos esquecer por onde já passamos e evitar o mesmo trajecto. A história é cíclica e espero que, neste caso, falhe.


Para quem não leu o livro, o filme:




Beijinhos e portem-se mal!! ;)

2 comentários:

  1. E a malta tem a memória tão curta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oláááááá!

      Sabes, N a m o r a d o, prefiro pensar que as pessoas não querem lembrar-se disso... mas que sabem, sabem.


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar