Até 27 de Outubro, participa por e-mail, no passatempo "The Lingerie Restaurant", serão oferecidos 2 jantares duplos: um em Lisboa, e outro no Porto! Boa sorte!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

NOVO MCoches

Olaaaaaa!
Tudo bem rapaziada?

Dia 23 de Maio fui à inauguração do mês. Não, do mês não. Do ano. Não, do ano também não. Da década! Não, da década também não... Das ultimas décadas! Então, não sabem ao que me refiro? Fui ao primeiro dia de abertura ao público do modernaço Museu Nacional dos Coches! Portugal detém a maior colecção de coches do Mundo e eu, claro, não ia perder este momento histórico que é a inauguração de um museu!

Bem sabem que a inauguração foi feita na véspera pelo PR, Cavaquinho, e pelo PM, Coelhinho mas, inauguração é quando o povo quer e, quando é de graça, o povinho vai e em força - e foi o que aconteceu!

Chegamos à fila (eu e a minha mãe) às 9:45h. Para mim era muito tarde - queria chegar bem mais cedo, mas pronto. A essa hora, a fila já chegava ao local onde ficarão os coches de recreio para turistas e foi aí onde ficamos. Felizmente a fila estava ao sol e deu para fazer a fotossíntese. Contudo, a umas 5 pessoas atrás de nós, estava uma mulher do povinho que queria, por tudo, que umas dezenas e dezenas de pessoas fossem para a sombra, onde fazia frio. A senhora, com o seu repugnante casaco branco, fazia-me lembrar peixeiras corruptas para com as suas freguesas habitués! Contudo, o povo cedeu à mulherzinha. Conclusão - frio! Estava tudo ao frio. Eu fui-me chegando para o Sol e então apareceu um sujeitinho que mais parecia o Manuel de Oliveira, mas em versão obesa. Esse tipo maniento, enxotou-me como se eu fosse um dos seus serviçais da casa de campo. Insurgi, naturalmente, contra o dito-cujo ao qual declarava num tom recital de tio de Cascais, que teríamos de nós afastar para porem as barreiras, pois iria vir a charanga da GNR. E eu com isso? Estava frio, porra!

E a fila começou a andar e os canais de televisão em cima do acontecimento. Cagando nessa parte, sabem quem me tirou o bilhete (na bilheteira)? A própria da directora do Museu. Achei-a simpátiquíssima e, diga-se, tira muito bem bilhetes para museus! Muahahahahah (se for despedida, já tem uma nova carreira pela frente)! O bilhete foi-nos tirado às 10:39 e calhou-me o nº126196, ora, até nem esperamos muito tempo e não estavam a contar só a partir daquele dia... Entramos e os seguranças eram podres de bons! Oh-meu-deus-do-céu-e-todos-os-santinhos-do-altar! O que estava perto da zona de entrada era bom mas, o que estava já na parte interior era +velho, +giro, +uhau... + tudo! Olhamo-nos bastante mas tinha de apanhar o elevador! Que pena ='(

O elevador estava cheio de pessoas de bem (no qual me incluo LOL) e povinho daquele explora até à exaustão o Serviço Nacional de Saúde e a Segurança Social! Chegamos ao 1ºAndar e começamos a apreciar aquilo ainda para mais eu, que nunca tinha ido ao "velhinho" Museu dos Coches. Havia uma coisa muito boa - visitas guiadas em simultâneo, no qual sempre deu para aprender umas coisas. De facto, o coche que o Rei D. João V enviou ao Papa Clemente XI é lindíssimo!!!




Agora no geral, aspectos positivos: moderno, dá para ter uma visão de 360º em alguns coches. E estavam lá os coches para os pequenos príncipes.... um primor!! *.*
Aspectos negativos: tecto e paredes brancas e chão de cimento.... um museu, para mim, não é isso. Não havia uma explicação de cada um os coches expostos. Os trajes de época e materiais usados, muitos deles, não tinham identificação nas vitrinas - era para adivinhar? Estavam os Coches de Vila Viçosa mas sem grande impacto. Qualquer pessoa pensa que estão lá os coches todos..... mas não estão! Há 8 coches que estão e vão permanecente no Museu antigo... isso faz sentido? Não me parece. O que mais mexeu comigo e com outras pessoas, era o povinho. O povinho tirava selfie com TODOS os coches. O povinho tirava fotos com flash. O povinho ia com uma sede faminta de qualquer coisa que não havia. Porra - era expulsar aquela "nhanha" sem qualquer sentido cultural ou erudito. A cultura é para todos? Não! É para quem a quer apreciar e aprender! Vale a pena ir ao Museu? Não! Gostei de lá ir? Sim, vi seguranças giros LOL mas mais nada. Não vale a pena 31,5 Milhões e, muito menos, 40 milhões de Euros. A arquitectura é bonita? Não! Se houver um incêndio ardem os coches todos? Sim, pois não há portas anti-incêndio ou porra do género entre os vários coches! Em suma, mais valia terem ficado quietos? Claro! Apre!!!!


Beijinhos e portem-se mal!! ;)