Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro 1

Olá!

É já dia 23 de Abril que se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Como tal, resolvi dar-vos 7 recomendações literárias, para comemorar os 7 anos deste blogue e para ser uma recomendação diferente por cada dia durante uma semana inteira. Ao contrário do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, eu li  todos estes livros =)

A 1ª recomendação será para o livro "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" de George Orwell.

Este é um livro que tem 3 Partes. Eu já o tinha começado a ler há uns anos mas não tinha terminado. Há uns meses decidi-me em ler o livro até ao fim.

É uma história angustiante e desesperante. É incrível como facilmente nos pomos no papel do protagonista e pensamos que não conseguirmos viver naquela pressão constante. Eu acho que preferia deixar de existir, como é comum no livro, do que viver aquela pressão constante do Grande Irmão. Percebemos a miséria comunitária e a miséria ideológica do Partido. Agora as fofocas XD Eu nunca gostei muito da Julia mas pronto, se ele gostava dela, até a engolia.... contudo, aquela grandessíssima vaca trai-o! Vaca!!!! Enquanto o O'Brien inspirou-me bastante confiança.... Pensei mesmo que ele o fosse ajudar. Cabrão.

Algo fascinante é a Novilíngua! Óptima ideia do autor!

Mais. Depois de ler o livro, percebi que, todos nós - mais cedo ou mais tarde - acabamos por nos render à conta 2 + 2 = 5. Bem, o mais evidente desta prática é feita pelos políticos mas, também nós, na nossa vida, vemos aquilo que temos de ver e nem sempre o que vemos é a realidade (o que é a realidade?)... É incrível como todos nós fazemos contas à vida de forma diferente e estamos errados ou certos, dependente do pensamento cada um de nós. Uma palavra - duplopensar.

A verdade única é algo que não existe. A verdade é feita à nossa medida. Sempre.

Eis um documentário sobre este livro:



Já há anos que quero ler "O Triunfo dos Porcos" deste mesmo autor. Já me disseram que é óptimo!..... Quero lê-loooooo!!!!


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

4 comentários:

  1. Li recentemente... e não gostei... LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Horatius!!

      Então, não gostaste?
      Sim, tem fim sem esperança nenhuma... Mas é um bom exercício mental, já pensaste nisso? Não te esqueças que é um clássico e, tal como todos os livros, não agrada a todos. Eu até gostei lol =)


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  2. Não o li, de qualquer maneira desse «género» recomendo «Admirável Mundo novo» de Huxley que, apesar de literariamente não ser grande coisa, mostra a grandíssima inteligência de Huxley.
    Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê bem-vindo Fernando!
      Muito obrigado pelo teu comentário e espero que o faças muito mais vezes!

      Ahahah admites que não é grande coisa? Fantástico!
      Felizmente há muitos livros que não são assim =)


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar