Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

quinta-feira, 5 de julho de 2012

UE, Aufwiedersehen!

Olá pimpolhada!!

Nesta Europa chancelerizada e Estadual, tenho que destacar a tão histórica Alemanha. Não sou fã de História do Séc XX, mas tenho que admitir que era o melhor aluno no 6ºano, tirando várias vezes 96%, 98% nos testes LOOL (a minha prof era uma bacana :P)
A História Europeia do Séc XX é fascinante… queda das monarquias e a imposição das Repúblicas e Democracias… Acabou-se com séculos de Casas Reais para dar lugar ao “Poder Público/do Povo”. Para isso foi-se buscar à velha Grécia a democracia ateniense. Problema, é que está chegar a velha-guarda Hitleriana, simultaneamente com as ideias estadistas do Norte da América!

Sou contra, nacionalmente contra, esta Europa federalista (e feudalista) , centrada no centro-norte da velha Europa.

Não posso concordar que a soberania de um País esteja nas mãos de um estrangeiro. Não sou xenófobo, apenas não sou parvo.
Tornar a Europa como um conjunto de Estados, com um único poder central que manda em todos os outros estados, vai criar Estados de primeira e de segunda. Essa divisão não será difícil. Já a percebermos. Quem está sobre apoio externo, demonstrará não ter capacidades de se organizar sozinho e não é capaz de orientar para o progresso o seu povo… logo, precisam de uma ajuda familiar (ajuda Europeia) e, os misericordiosos países ricos, vão ajudar os outros, mas haverá contrapartidas…. (como tudo)

Sou, deveras, contra a UE… o que a União Europeia nos ajudou??? Nós só devíamos ter entrado para a Comunidade Europeia, anteriormente chamada “Comunidade Europeia do Carvão e do Aço”, com as nossas contas públicas completamente equilibradas!!!! Mas não! A entrada Ibérica tinha que ser feita – a Espanha tinha de entrar e, por arrasto, Portugal também.
Não sou federalista europeu. A Europa, ao tornar-se uma União de Estados sem Soberania Nacional, irá perder-se toda a riqueza Histórica e toda a diversidade Cultural que fazia deste continente velho, um terra cheia de cultura e recheada de História e estórias!

Bem, já que vocês perguntam, eu digo: a moeda única foi um dos passos para uma dependência europeia a um organismo da UE - Banco Central Europeu, só este organismo é que tem poder para emitir moeda, desvalorização … E ainda querem que fale d”Os Mercados” que são mandados por Bancos Americanos??? Se bem me lembro, os EUA estão com uma dívida abismal e são os Chineses que estão a comprar a América!

O que é a Europa para além de uma feudalização Alemã?... Antes de mais, actualmente, o que é a Europa? É uma arrogância de muitos Países e uma submissão e outros… isto tem de levar uma volta, valente volta!

Ainda queria falar da Alemanha, mas fica para um a próxima, pois já estou a espumar pela boca XD

Deixo-vos este magnífico vídeo sobre a União Europeia e o pensamento que tem sobre a China, Índia e o Brasil – os três Países emergentes, num vídeo de 1 minuto e aparentemente inofensivo, passa uma mensagem… este anuncio foi proibido em todos os Países da União.

Relembro que existem 10 perguntas na coluna da direita para a qual quero as vossas opiniões, mais informações aqui !


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

6 comentários:

  1. O Federalismo não é bem o que as pessoas costumam pensar. Muitas pessoas criticam ou defendem o Federalismo sem saber o que é e muito menos sem saber que há vários.

    Posso-te dizer que se a UE assumisse a forma de uma Federação como os EUA os pequenos Estados estariam mais protegidos do que estão hoje; nesse cenário aí sim seria impossível um Estado (como a Alemanha) dominar os outros; não existiriam Estados de 1ª e de 2ª e por fim a UE já teria saído da situação em que se encontra. Nos EUA quando um Estado tem dificuldades o governo central faz-lhe uma transferência, assim sem "contras", e como no conjunto dos Estados eles formam uma União forte conseguem financiar-se no mercado internacional sem dificuldades, até porque a dívida dele é una.

    O vídeo parece tonto e pode não ser muito feliz mas a sua mensagem é verdadeira, só unidos é que a Europa não se afundará neste novo mundo acabando por ser "dominada" por outras potências. De resto, Kant explica isto no seu "A paz perpétua", que se pode resumir na ideia simples de que juntos um conjunto de países pode fazer coisas que todos sozinhos não conseguiriam e sobretudo asseguram a sua existência. E mesmo que o Homem não o queira os horrores da guerra acabarão por empurrá-lo nesse sentido, levando a uma "paz perpétua" e a um "direito cosmopolita".

    Discordo de ti no ponto de que beneficiamos e muito com a nossa entrada na CEE, foi pena é não termos optimizado ainda mais os fundos europeus. Mas quem vê o Portugal deixado por quase meio século de ditadura e por um período revolucionário algo turbulento e olha para o Portugal de hoje não pode ter dúvidas de que melhorámos bastante, e foi graças à nossa entrada na UE. Sabes que a pobreza de antigamente é diferente da de hoje, ambas são más e merecem igualmente ser combatidas, mas a diferença é que como dizia uma velhota hoje na televisão no tempo dela havia batata para comer e pouco mais.

    De facto, e ironia da História, a Alemanha chefia hoje a UE e não se pode admitir essa situação. Mas a realidade é simples ou a UE acaba e a Europa mergulha no caos (e provavelmente na guerra), ficando a mercê de potências exteriores (sejam quais forem é condenável, mesmo que sejam os "amigos" americanos) ou a UE percebe que só unidos poderemos sobreviver e avança para uma Federação (na minha opinião ao género da americana, pois nesse caso como já disse a Alemanha não chefiaria a Europa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Francisco!

      Desde já agradeço o teu caprichado comentário.
      Referes pontos chave e das a tua opinião, obrigado.


      Referente ao texto - os fundos europeus, por exemplo, foram muito mal aproveitados... destruir barcos de pesca? Arrancar vinhas e oliveiras?... Isso foi criar uma dependência face à Europa!
      Sim, agora estão a surgir grandes concorrentes e só juntos conseguimos aguentar... mas para isso temos de manter uma vitória fase aos outros! isto é: se o Brasil tiver maior PIB que toda a União Europeia (por exemplo), o que podemos fazer conta esse facto?

      Não será já altura de os poderes mudarem e o Mundo ficar a comando do Oriente?...

      Acho que me fiz entender.


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  2. Olá!

    Como referi no teu blogue anteriormente, também eu sou um apaixonado por História. Engraçado, revi-me em vários dos detalhes que descreveste ao longo do teu texto.

    Quanto à UE: partilho bastante do teu eurocepticismo, uma vez que também desconfio das "boas intenções" da UE de então. O processo de construção europeia conheceu diversas fases - não sendo instantâneo - e depressa a Europa se apercebeu de que deveria adoptar o método funcionalista (Declaração Schuman) dos pequenos e graduados passos, mesmo admitindo que o fim seria o de uma federação de Estados, com a qual discordo, evidentemente.

    A génese da criação das Comunidades Europeias estava carregada de boas intenções, mas, ao longo das décadas, assistimos a uma supremacia dos grandes Estados sobre os pequenos, assumindo-se, na UE, uma política de verdadeiro directório, onde o peso demográfico e político depressa substituiu a igualdade dos Estados-membros presente nos tratados constitutivos. Coloquialmente, digamos que sim, a Alemanha dita as regras.

    Terei de discordar quando se compara o hipotético federalismo europeu com o federalismo que existe nos EUA. Nos EUA, sobretudo quando evoluíram de Confederação para Federação, logo após a independência, existia, de facto, uma identidade comum: as treze colónias originais dividiam uma língua igual, culturas e costumes iguais e objectivos comuns. Na época, o principal objectivo seria o de garantir a independência contra aquela que era a maior potência de então, o Reino Unido. O federalismo nos EUA é um federalismo perfeito. Na UE existem apenas vontades. A soberania da UE, enquanto entidade dúbia, não é originária. A soberania originária emana dos Estados, que a fazem valer aquando, nomeadamente, da aprovação dos tratados constitutivos. Além disso, as competências da UE, na sua grande maioria, são subsidiárias. Claro que existem perdas importantes de soberania, contudo, as últimas evoluções no quadro comunitário mostram-nos que os Estados-membros são avessos ao federalismo.

    Portugal ganhou com a entrada na CEE. Isso é claro e aí concordo em absoluto com o Francisco. Basta olharmos para o Portugal anterior a 1986 e depois dessa data. Os factos falam por si. Portugal quis entrar e seria "obrigado" a fazê-lo, sob pena de ficar isolado. A exclusão voluntária à UE é um privilégio de Estados com economias sólidas, como a Noruega (que já vetou a entrada inúmeras vezes). Portugal teve de sujeitar-se.


    Em todo o caso, foi óptimo partilhares as tuas ideias sobre o futuro da Europa dos 27. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Mark!

      Agradeço também o teu comentário, com alto teor... Histórico! =)

      Concordo em muitos pontos contigo, mas, discordo da forma como Portugal investiu o dinheiro.

      Sim, Portugal estava atrasado... mas, a forma dos investimentos presumo que não foi a mais correcta. Dou-te o exemplo do TGV - se for construído, ficará mais caro vir de comboio do que de avião... até que ponto compensa para os portugueses ter obras "europeias"...? Não quero parecer nacionalista/Salazarista, mas é a mesma Europa que está a impor-nos medidas de contenção orçamental... Pois muito bem, gastámos mais do que deveríamos - mas para gastarmos dinheiro que não tínhamos e para pedir emprestado, significa que não produzimos o suficiente para nós e para exportar e a culpa é de quem? Da mesma Europa que nos deu dinheiro para não produzirmos!

      Fomos pagos para não trabalhar, para não produzirmos e recebemos dinheiro para construirmos estradas e comprarmos mais casas e carros; tivemos a Expo '98 e o Europeu de 2004 e daí? A Parque Expo está mal gerida e falida, alguns estádios estão ás moscas...!

      Que tal pararmos e pensarmos sobre a vida?... Mas, pera lá, somos muito bons alunos e acataremos sempre os pedidos dos outros países Europeizados!

      Em Portugal à falta de colhões para tomarmos posições... para isso basta vermos internamente - os políticos têm impunidade total... não há rei nem rock!...

      "Isto, era 6 meses sem Democracia" - Manela Ferreira Leite; "Por minha vontade, fechava os políticos numa sala e só abria a porta quando os assuntos primordiais tivessem todos resolvidos" - Assunção Esteves....

      Em Portugal brinca-se com os dinheiros públicos, com a Politica e com as pessoas!


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar
  3. Até eu já estou irritado, só de ler... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex!

      LOL pois!
      Sou bastante anti-europeista e isso obriga-me a estar minimamente atento ás coisas e gosto de política...

      O meu trabalho final em História, imagina... foi sobre a História da União Europeia. Desde a sua fundação, passando pelo Tratado de Lisboa e até à actualidade!
      Um trabalho feito para 3 horas, mas só tive 40 min para o apresentar.... Nem falei de metade lol

      GRRRRRR =P


      Beijinhos e porta-te mal!! ;)

      Eliminar